A cidade de Ubatuba é conhecida pelas praias. Localizada no Litoral Norte de São Paulo, é recheada de paisagens exuberantes e uma vida muito agitada. No entanto, o local também tem outros tipos de passeios a oferecer.
Tendo algumas das principais praias do Litoral Norte, esse destino pode garantir uma viagem turística, de conexão com o meio ambiente e até mesmo histórica. Basta definir quais são os melhores locais de Ubatuba para conhecer.
Neste conteúdo, vamos apresentar as dez melhores alternativas de passeios mais indicados para a sua preferência. Então, que tal conhecer os lugares e saber como chegar até a cidade? Continue a leitura!
10 lugares para conhecer em Ubatuba
1. Ruínas da Lagoinha
Gosta de história? Então, seu passeio por Ubatuba deve começar nas Ruínas da Lagoinha. A área fica na antiga Fazenda Bom Retiro, de 1828, e é tombada como patrimônio histórico.
O local também vale a pena pela beleza. Isso porque a construção de pedra e cal está rodeada pela natureza. Com isso, já foi alvo de várias produções cinematográficas.
Aproveite para ver uma das praias de Ubatuba que você precisa conhecer. A da Lagoinha fica próxima do local. Então, sair do centro e se distanciar cerca de 23 km pode ser uma boa ideia.
2. Projeto Tamar
Com uma base na cidade de Ubatuba, o Projeto Tamar é um ótimo lugar para quem quer conhecer mais sobre a vida marinha. Focada na preservação das tartarugas, a iniciativa ainda educa os visitantes para questões ambientais.
No local, você poderá ver aquários e tanques, e fazer a alimentação interativa dos animais. Na área principal, há 26 tartarugas marinhas, com até 130 kg.
Além disso, você também pode visitar o Museu Caiçara. Ele tem mais de 200 peças e informativos sobre essa cultura.
3. Castelo dos Arautos do Evangelho de Ubatuba
A Igreja Nossa Senhora de Fátima tem o formato de um castelo, dando origem ao seu nome popular. Também conta uma parte de mosteiro, que torna o ambiente ainda mais bonito.
O que mais vale a pena ver no Castelo dos Arautos do Evangelho é a arquitetura gótica e medieval aliada à vista do mar. Na parte interna, conta com assentos e pinturas na capela. Por isso, é um lugar que vale a pena ir e ficar para ver o pôr do sol.
No total, há quase 9 mil m². A construção fica perto das praias de Maranduba e do Pulso, na estrada de quem vem das praias de Caraguatatuba.
Se for visitar, aproveite para ver as 13 réplicas dos profetas de Aleijadinho. Para os mais religiosos, também é interessante assistir às missas celebradas em latim.
4. Cachoeira do Prumirim
Distante a 19 km do centro de Ubatuba, a Cachoeira do Prumirim é parada praticamente obrigatória. Localizada na região da aldeia guarani Boa Vista, tem diferentes quedas d’água e três poços para visitação.
Cada uma das quedas tem seu destaque. A primeira oferece uma boa e relaxante massagem. A segunda tem uma espécie de escorregador natural. Já a terceira, a maior, tem uma área para banho e uma corda amarrada em uma árvore para quem deseja se divertir.
A grande vantagem da cachoeira é sua preservação. Por isso, nenhum produto químico pode ser usado e todo o lixo deve ser recolhido.
5. Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta, em Ubatuba, pode ser acessada via escuna ou lancha. No local, há 7 praias, o que faz esse ser um roteiro de viagens ideal para quem pretende descansar. Você também pode contemplar a Mata Atlântica e fazer trilhas, inclusive a que leva às ruínas do antigo presídio.
Um dos grandes atrativos é o mar de água transparente. Durante o caminho até a ilha, você pode até ver golfinhos e tartarugas. Quando estiver lá, aproveite para fazer um mergulho, porque esse é um dos melhores pontos no Brasil.
Você também pode ir à Praia do Engenho e ver o Aquário ou Piscina Natural. Lá, oito pessoas por vez têm acesso para visitação.
Em relação às trilhas, elas podem ter entre 700 m e mais de 2 km. Algumas são fáceis e outras são de nível médio. De toda forma, são boas oportunidades para explorar a ilha.
6. Casa da Farinha
No Sertão da Fazenda Picinguaba, na parte norte de Ubatuba, você encontra a Casa da Farinha, uma antiga usina de açúcar. Construída por uma colônia de italianos, tornou-se uma verdadeira casa de farinha nos anos 1950.
Atualmente, o local é utilizado por produtores de mandioca. Além da questão histórica, você também pode visitar um riacho perfeito para banho, que fica nos arredores. Por ali, também há algumas trilhas, como a do Poço da Rasa, do Jatobá e do Morro do Corisco.
7. Rota gastronômica
Se você gosta de comer, a rota gastronômica de Ubatuba é perfeita. Com opções em vários locais, especialmente nos bairros Centro e Itaguá, você pode desfrutar de pratos caiçara e restaurantes com influência portuguesa, indígena, africana e espanhola.
Um dos pratos mais típicos é o azul marinho, que usa banana, peixe e vários outros ingredientes e temperos. Outros exemplos são a casquinha de caranguejo, o arroz lambe-lambe e mais.
Em relação aos restaurantes, alguns dos destaques são:
- Raízes;
- Perequim;
- Pizzaria São Paulo;
- Rei do Peixe.
8. Trilha das Sete Praias
Essa trilha é a mais famosa da cidade e, como diz o nome, permite conhecer sete praias paradisíacas de Ubatuba. Assim, esse é um dos tipos de viagem para quem quer aproveitar o contato com a natureza.
No total, a Trilha das Sete Praias tem 10 km de extensão e liga a Praia da Lagoinha à da Fortaleza. Outros locais visitados são:
- Praia do Oeste;
- Praia do Peres;
- Praia do Deserto;
- Praia Grande do Bonete;
- Praia do Cedro do Sul.
A dificuldade varia de média a difícil. Por isso, algumas pessoas fazem parte a pé e voltam ou fazem o restante via outros meios.
9. Aquário
Ideal para crianças e pessoas que amam a vida marinha, o Aquário traz 20 espaços com mais de 400 animais de 110 espécies. Localizado em Itaguá, pertinho do Centro, você ainda pode ver conteúdos relacionados à educação ambiental.
O local tem um tanque de toque, para ter uma interação maior com os animais. Também tem os pinguins e a Estação Planctônica, que permite descobrir esses organismos pelo microscópio.
10. Aldeia Boa Vista
A aldeia guarani contém mais de 40 famílias e fica situada no Prumirim. O local permite a visitação e favorece a experiência e as trocas culturais. Isso porque tem artesanato típico, apresentações de dança, almoço tradicional e mais.
Como chegar a Ubatuba?
Para chegar a Ubatuba, é possível viajar de carro ou ônibus. O melhor é optar pelo segundo meio de transporte, que traz comodidade, praticidade e conforto.
Por isso, você pode optar pela viação Pássaro Marron, que tem uma frota atualizada e motoristas capacitados.
Entre os motivos para viajar de ônibus com a melhor companhia, estão:
- mais conforto e segurança;
- alto padrão de qualidade;
- wi-fi 4G para os passageiros se conectarem;
- USB individual em todas as poltronas;
- cinto de três pontos para dar mais segurança aos passageiros;
- elevador para cadeirante;
- câmeras de ré e de salão para os motoristas.
Assim, você consegue viajar com conforto, qualidade e muitos benefícios. Como resultado, é possível viajar para Ubatuba, conhecer todos esses lugares incríveis e se conectar com a natureza para descansar.
Então, que tal aproveitar para viajar para essa e outras cidades do Litoral Norte de São Paulo? Conheça todos os destinos da Pássaro Marron e defina sua próxima aventura!