Se você gosta de conhecer vários lugares diferentes, já deve ter percebido que existem tipos de viagem diversos. Essa classificação depende do passeio que fará e de sua finalidade. Por exemplo, você vai a algum lugar religioso? Ou cheio de história?
Cada cidade e região tem sua importância — e é isso que interessa. Portanto, você pode viajar sozinho, fazer um mochilão, gastar pouco ou ir com os amigos e a família. O objetivo continua sendo o mesmo: verificar o que tem de melhor naquele local.
Então, que tal conferir os tipos de viagem existentes e o que eles podem oferecer a você? É o que vamos mostrar neste artigo. Confira.
Quais são os tipos de viagem?
Os tipos de viagem são:
Turismo cultural
O turismo cultural foca as atrações que oferecem conhecimento histórico, além de terem curiosidades e produção artística. A cidade ainda pode oferecer outros tipos de passeios, como trilhas e cachoeiras.
Esse é o caso de saber o que fazer em Bananal. Ao fazer turismo no Vale do Paraíba, pode incluir essa cidade se busca aprender mais sobre cultura e história. Isso porque há várias fazendas coloniais e lugares que contam o início do povoamento na região.
Independentemente do seu destino, uma dica é se hospedar em propriedades mais antigas. Também converse com moradores locais para descobrir outros atrativos, como apresentações locais e passeios diferenciados.
Ecoturismo
Aqui, o foco é o contato com a natureza. O objetivo é ver toda a diversidade e a beleza do lugar que você está visitando.
Nesse modelo, busca-se incentivar a preservação natural. Por isso, inclua no passeio:
- parques de preservação;
- cachoeiras;
- rios.
Inclusive, essa é uma forma de saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal. Lá, você encontrará a Cachoeira do Lageado, o Pico Agudo e o Jardim dos Pinhais Eco Parque.
Turismo rural
Nesse estilo de viagem, você tem contato com a natureza, mas de um jeito diferente. O objetivo é sentir a tranquilidade da vida no campo. Assim, você se hospeda em hotéis fazenda ou pousadas rurais.
Ao fazer turismo rural, você pode beber leite fresco diretamente da vaca, andar a cavalo, comer comida da fazenda (até feita em fogão a lenha). É algo bem diferente, que ajuda a desestressar.
Turismo de aventura
O turismo de aventura oferece opções de passeio para quem gosta de esportes radicais. Arvorismo, balonismo e trekking são algumas opções. Porém, ainda existem outras, como trilhas, paraglider e asa delta.
Por exemplo, o turismo em São Bento do Sapucaí oferece muita aventura. No Complexo Pedra do Baú, você pode fazer trilhas. Também existem opções de passeio de mountain bike.
Ou seja, nesse tipo de viagem, o foco é a adrenalina. Assim, você consegue superar os seus limites e viver experiências incríveis.
Turismo gastronômico
Para aproveitar os pratos típicos de determinada região, nada melhor que o turismo gastronômico. Você pode visitar vários lugares com essa finalidade. Por exemplo, Campos do Jordão é conhecida pelos chocolates e a comida maravilhosa de uma cidade serrana.
Na verdade, existem várias opções em todo o Brasil. Assim, basta escolher uma hospedagem que fique próxima a vários restaurantes.
Turismo de estudos
Sim, também é possível optar por um tipo de viagem que foque os estudos. Nesse caso, você faz um intercâmbio. A ideia é morar um tempo em outro país, o que pode durar de algumas semanas a todo o ano. Além disso:
- faz cursos profissionalizantes;
- aprende ou se aprofunda em um idioma;
- vive uma nova cultura;
- trabalha em projetos sociais de forma voluntária.
Turismo de esportes
Enquadra-se no turismo de esportes todos os tipos de viagens voltados para o acompanhamento de eventos esportivos. Por exemplo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Por isso, pode ser um passeio nacional ou internacional.
Turismo de negócios e eventos
É mais voltado para o público corporativo. Assim, as pessoas viajam para reuniões, participação em eventos, seminários e feiras. Com isso, é uma oportunidade de aprender, conhecer tendências e fazer networking.
Turismo de sol e praia
É o tipo de viagem voltada para quem quer curtir o mar, ficar deitado ou sentado na areia e aproveitar as férias. Por isso, é uma das opções mais amadas pelos brasileiros. Afinal, o país tem uma costa gigante, com praias de todos os tipos e gostos.
Uma das regiões que fazem muito sucesso é o Litoral Norte de São Paulo. Ali, você pode visitar as praias de Caraguatatuba, curtir Ilhabela ou conhecer Ubatuba. Ainda é possível contar com a conveniência do ônibus para visitar todos esses lugares. Dessa forma, nem é preciso se preocupar com bagagem, combustível ou manutenção do veículo.
Turismo de saúde
É muito usado por pessoas que querem descansar, relaxar e cuidar da mente e do corpo. Costuma incluir cidades com águas termais e spas, que contribuem para o repouso da parte física e mental.
Turismo religioso
No Brasil, o turismo religioso tem muitos adeptos. Há várias cidades conhecidas por terem templos e santuários. No entanto, a maior referência é Aparecida do Norte. Para ter uma ideia, a cidade recebe cerca de 12 milhões de visitantes todos os anos.
Isso porque é o maior templo católico do mundo e um dos maiores do Brasil. No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é possível pagar promessas, visitar o Morro do Presépio e andar com o bondinho para acessar o mirante do Morro do Cruzeiro.
Você ainda pode fazer retiros espirituais, participar de celebrações, festas ou integrar romarias. Assim, há muitas oportunidades de passeio e, de Aparecida, você ainda pode visitar outras cidades da região, como as plantações de lavanda em Cunha.
Todos esses tipos de viagens estão disponíveis no Brasil. Isso porque o país tem tamanho continental. Portanto, é fácil encontrar destinos turísticos de todas essas categorias.
Em regiões próximas, inclusive, você pode aproveitar várias dessas opções de passeios. É o caso do Vale do Paraíba, Litoral Norte e a capital, São Paulo. Em uma área relativamente pequena, que permite o deslocamento via ônibus, você curte diferentes atrativos.
Por isso, nem precisa ir longe para desfrutar dos diferentes tipos de viagem. Você pode visitar os destinos aos poucos, apreciar as paisagens e os passeios e descansar. No final das contas, verá que vale muito a pena! E você, quer fazer alguns desses passeios? Receba mais dicas úteis seguindo os perfis da Pássaro Marron nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.