O Sul de Minas Gerais é uma região repleta de cidades que cativam visitantes por uma variedade de motivos, destacando-se pela excelente gastronomia e paisagens deslumbrantes. Conhecido como “simpático”, o estado recebe os turistas com uma calorosa hospitalidade, que é o que se espera ao chegar na região.
Além disso, as cidades oferecem atrações para todos os gostos, desde cachoeiras e parques até grutas e muito mais. Com tanta natureza exuberante, quem escolhe esses destinos como seu próximo roteiro já tem garantido um itinerário repleto de experiências incríveis para desfrutar.
Neste conteúdo, você conhecerá as cidades e as principais características do Sul de Minas Gerais. Acompanhe!
As características do Sul de Minas Gerais
O Sul de Minas Gerais se destaca como uma das principais regiões produtoras no setor agropecuário do estado, contribuindo significativamente para o PIB local. A produção de café é especialmente relevante, representando cerca de 25% do total nacional.
Ademais, sua localização estratégica entre as capitais de Minas Gerais e São Paulo facilita o escoamento dos produtos agrícolas, beneficiando-se de importantes vias de transporte. Vale ressaltar também que a região recebe estímulos econômicos provenientes do Rio de Janeiro.
O clima favorável do Sul de Minas Gerais influencia na qualidade dos cafés especiais e gera destaque para a região. Um fato interessante é que a temperatura agradável, influenciada pela Serra da Mantiqueira, chama atenção dos visitantes para as cidades.
6 cidades no Sul de Minas Gerais para sair do óbvio
Abaixo, confira nossa lista com seis cidades incríveis do Sul de Minas Gerais.
Pouso Alegre
A cidade, que possui menos de 200 mil habitantes, é considerada um dos principais pólos econômicos da região. Entre os atrativos que mais atraem turistas, estão as encantadoras belezas naturais.
Pouso Alegre possui cachoeiras deslumbrantes, como as de Minas, do Retiro e da Usina. Entretanto, a que mais se destaca é a das 15 Quedas, pois oferece quedas d’água impressionantes, trilhas, escaladas e muito mais.
Outrossim, a cidade oferece o Parque Natural Municipal, uma excelente opção para os amantes da natureza. Com mais de 500 hectares de Mata Atlântica preservada, o parque conta com quiosques, horto florestal, áreas para piquenique, quadra poliesportiva e diversas outras atrações. Tudo isso proporciona uma experiência única em meio à natureza, com uma vista deslumbrante para o verde.
Outros pontos turísticos imperdíveis incluem o Mercadão, o Cristo Redentor, e um passeio de maria-fumaça pelos vagões restaurados do antigo trem de ferro. O Fontanário Machado também merece uma visita, entre muitas outras atrações que a cidade oferece.
Paraisópolis
Paraisópolis é mais uma cidade do Sul de Minas Gerais que entrega diversas belezas naturais, como a Pedra do Lagarto e as cachoeiras dos Henriques e Martins. Além disso, a Casa da Cultura e a antiga estação ferroviária são pontos interessantes e valem a visita.
Além disso, a Represa do Brejo Grande é considerada a mais alta do país, sendo formada por minas naturais, com muita flora e fauna. O Pico do Machadão é outro ponto encantador, uma vez que acomoda diversas etapas do campeonato de voo livre.
Cachoeira de Minas
Cachoeira de Minas é uma cidade do Sul de Minas Gerais ideal para quem curte o interior, já que possui estruturas que remetem a esse estilo.
Vale a pena conhecer a Cachoeira dos Félix, local que entrega tranquilidade e muita natureza para os visitantes, e a Cachoeira dos Garcias, que possui uma piscina natural de 5 m de profundidade e uma queda livre de 30 m. Outro ponto imperdível é a Cachoeira da Fumaça, que chama atenção dos turistas para a prática de esportes radicais.
Brazópolis
Esse destino oferece picos, cachoeiras e diversas atividades ao ar livre. O Mirante Vó Cotinha, por exemplo, é muito visitado pela sua rampa de voo livre e eventos.
Além da natureza belíssima, Brazópolis tem muita ligação com astronomia, por isso, o Observatório do Pico dos Dias é uma ótima opção para observação astronômica. Outros pontos que valem a pena visitar são o Distrito de Luminosa, considerado um dos mais belos da região, e o Pesqueiro Piraquara.
Itajubá
Itajubá é um excelente destino do Sul de Minas Gerais para os apaixonados por natureza e arquitetura. Inclusive, é indispensável ressaltar que a cidade possibilita atividades para diferentes idades.
A Pedra Aguda oferece uma vista incrível da cidade de Itajubá, incluindo pontos importantes da história do Brasil, como a Gruta do Quilombo. Entre as atrações de lazer, é interessante conhecer a Cachoeira do Marimbondo, considerada um dos locais mais bonitos da região, principalmente pela sua paisagem.
Por fim, a Paróquia Nossa Senhora da Soledade, que fica localizada no centro da cidade, é considerada histórica, já que foi lá a 1ª missa do Padre Lourenço da Costa Moreira, o fundador da região.
Piranguinho
A cidade do Sul de Minas Gerais é conhecida como a região do pé de moleque, afinal, ela é responsável pela produção de uma enorme quantidade do doce que é um dos “queridinhos” brasileiros. Além disso, ela oferece muitos pontos turísticos que valem a pena visitar.
Para começar, a Antiga Estação de Itajubá, que foi tombada pela prefeitura da cidade, é uma área cultural que merece ser reconhecida pela história que representa.
Outra dica para as pessoas que apreciam cultura e gostam de conhecer mais sobre o local que visita é a Ponte de Ferro. Ela foi inaugurada em 1896 quando o trem entrou pela primeira vez em Piranguinho.
Quer incluir o Sul de Minas Gerais na sua lista de viagens? Acesse o site da Pássaro Marron e veja mais informações.