Ao lado de Campos do Jordão, fica uma cidade exuberante, pequena e charmosa. Se esse é o seu estilo de passeio, precisa saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal. Afinal, o lugar é ideal para uma viagem romântica, com a família ou mesmo para conexão com a natureza.
Apesar de ser pouco conhecida, essa é uma cidade que vale a pena incluir no seu roteiro. Por quê? Neste post, apresentaremos 7 lugares imperdíveis para você viajar gastando pouco e aproveitar todos os passeios turísticos. Confira!
A cidade de Santo Antônio do Pinhal
A história de Santo Antônio do Pinhal começa em 1860. Na época, moradores do então Bairro de Pinhal, de São Bento do Sapucaí, disputavam o local. A cidade acabou sendo emancipada em 1960, mas continua tendo um estilo interiorano.
Totalmente tranquila, a cidade é um refúgio à badalação de Campos do Jordão. Afinal, a distância entre os municípios é de apenas 29 km. Além disso, fica próximo a Taubaté (33 km), São Paulo (179 km) e Rio de Janeiro (324 km).
Localizada na Serra da Mantiqueira, existem vários passeios para saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal. Inclusive, a cidade é considerada estância climática pelo governo de São Paulo. Isso porque atinge os critérios exigidos pelo Estado.
7 lugares para saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal
Veja o que fazer em Santo Antônio do Pinhal a partir de 6 lugares turísticos.
1. Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Um dos passeios imperdíveis em Santo Antônio do Pinhal, o Jardim dos Pinhais Ecco Parque reúne elementos de várias partes do mundo. Por lá, você encontra ambientes que remetem ao Canadá, à Provença, à Toscana, ao Japão, ao Deserto do Atacama e mais.
Isso porque cada jardim tem uma temática. Assim, são 82 mil m² de paisagismo para você ver beleza e se conectar com a natureza ao mesmo tempo. Isso porque a vegetação da Serra da Mantiqueira também está presente.
Você pode fazer uma trilha guiada para conhecer tudo. O passeio dura cerca de 40 minutos e é possível acessar o mirante para a Pedra do Baú. Se for em um dia quente, aproveite a Cachoeira do Lageado.
Há cobrança de entrada, mas o passeio vale a pena. O Jardim funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, com exceção das terças-feiras. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h às 18h. Ainda tem um restaurante no qual você pode almoçar.
2. Estação Ferroviária Eugênio Lefévre
Localizada na divisa com Pindamonhangaba, a Estação Ferroviária Eugênio Lefévre data de 1916. Ela foi uma das etapas de uma ferrovia planejada, mas que acabou não sendo construída.
Apesar disso, ela teve serventia. No começo, eram feitos passeios de trem entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão. Assim, passava por Santo Antônio do Pinhal. Há alguns anos, esse trajeto deixou de ser realizado, mas a Estação ainda é um bom lugar para conhecer.
Além da parte histórica, tem uma lanchonete com várias delícias no local, como os bolinhos de bacalhau e de truta defumada. O local também é perfeito para tirar muitas fotos com lojas de artesanato.
3. Praça do Artesão
Com uma ponte e um portal japoneses, a Praça do Artesão homenageia o centenário da imigração desse país. No local, tem um espaço para shows, mas é pequena e charmosa. Perfeita para tirar fotos ou passar alguns momentos para descansar.
Oficialmente, a praça se chama Benedito Marcondes Raposo. O local fica próximo à Igreja Matriz com uma feira de artesanato nos finais de semana.
4. Pico Agudo
Para quem quer ter uma visão linda da Serra da Mantiqueira, o Pico Agudo é o local certo. Bastante alto, o local permite ver a paisagem e até a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, quando o dia está claro. Além disso, você pode fazer voo duplo, caso queira uma atividade mais radical.
Para chegar ao topo, é preciso encarar 4 km de asfalto e mais 4 km de terra. Assim, você terá acesso a dois mirantes, que oferecem uma vista de 360° do Vale do Paraíba. Ainda é possível visualizar São José dos Campos. Vantagem: o estacionamento e a entrada são gratuitos.
5. Cachoeira do Lageado
Outra atividade para saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal e ter contato com a natureza é a Cachoeira do Lageado. Ela é de fácil acesso com alguns bancos de madeira para sentar e aproveitar a paisagem.
Você pode aproveitar tanto as quedas e as piscinas naturais do alto ou descer as escadas e dar um mergulho na água. A queda é de 18 metros e o local é bastante frequentado, mesmo cobrando entrada. A parte positiva é a infraestrutura, com lanchonete e banheiro.
6. Restaurante Arco Íris
Próximo ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque, o Restaurante Arco Íris é ideal para quem deseja fazer uma boa refeição e ainda ver um local lindo. Isso porque há uma boa área verde, muito bem cuidada e com paisagismo. Até lembra os jardins europeus!
Você pode sentar no entorno do lago ou ficar na parte interna do restaurante. Dali, também é possível visitar uma cachoeira e comer vários pratos deliciosos com truta — o ingrediente principal das receitas.
7. Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua
Para quem gosta da parte religiosa, a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua é outro bom passeio. O local tem importância histórica, já que foi construído em 1836 e se tornou a primeira igreja da cidade em 1861.
Ainda foi utilizado na Revolução de 1932 e na Revolta dos Canos, que levou à emancipação de Santo Antônio do Pinhal. Atualmente, um dos grandes atrativos são os vitrais, que chamam a atenção de todos que passam por ali.
Como chegar em Santo Antônio do Pinhal?
Para chegar em Santo Antônio do Pinhal, você pode sair de várias cidades da região do Vale do Paraíba ou de outros municípios, como São Paulo. Inclusive, você pode sair de ônibus do Terminal Tietê e seguir até Pindamonhangaba e, depois, o destino desejado.
Para fazer esse trajeto, você pode contar com a Pássaro Marron. A empresa é especializada nas cidades da região com uma frota renovada, atualizada e com motoristas experientes. Tudo para você alcançar o máximo de conforto e segurança na sua viagem.
Assim, pode viajar sem se preocupar com manutenções, combustível, quantidade de malas etc. É só se planejar e aproveitar o passeio, sabendo que a Pássaro Marron oferece vários benefícios. Afinal, o que você precisa saber é o que fazer em Santo Antônio do Pinhal.
Então, que tal curtir esse destino? Conheça o site da Pássaro Marron e programe a sua viagem para todo o Vale do Paraíba!