Você tem dúvidas sobre o cartão Passe Fácil? Entenda como ele funciona nos ônibus da Pássaro Marron.
Se você mora no Vale do Paraíba, já ouviu falar no cartão Passe Fácil. Utilizado para o deslocamento entre essa região, o Litoral Norte e os municípios do entorno da capital, São Paulo, ele traz benefícios para os usuários.
Neste post, vamos explicar melhor como ele funciona e apresentar as vantagens de optar por essa alternativa. Continue lendo!
O que é o Cartão Passe Fácil?
O cartão Passe Fácil está integrado ao modelo de bilhetagem eletrônica da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo.
Desse modo, ele simplifica a vida dos usuários. Isso porque dispensa o uso de dinheiro para pagar a passagem de ônibus e traz mais praticidade para o dia a dia.
Para que serve o Cartão Passe Fácil?
O objetivo desse cartão é permitir que o usuário ingresse nas linhas suburbanas ou metropolitanas sem precisar pagar a passagem em dinheiro.
Ou seja, você compra uma recarga e utiliza o saldo para efetuar o pagamento no momento do embarque. Além disso, existem outras vantagens ao utilizar esse meio de pagamento. Entre elas, estão:
- redução de filas nas bilheterias;
- compra de passagens online;
- facilidade e rapidez no embarque;
- comodidade, segurança e confiabilidade no processo de pagamento do transporte.
Ficou interessado? Então confira no próximo tópico quem pode tirar o Cartão Passe Fácil!
Quem pode tirar o Cartão Passe Fácil?
O Passe Fácil pode ser utilizado por diferentes tipos de usuários. O cartão está disponível para:
- estudantes;
- idosos;
- professores;
- qualquer usuário das linhas suburbanas e metropolitanas, que utilizam o cartão Passe Fácil Comum, nesse caso.
Como tirar o Cartão Passe Fácil?
A emissão depende de ser necessário utilizar o sistema da ARTESP ou da EMTU. No primeiro caso, é preciso entrar em contato com o setor de vale-transporte. Sendo assim, o atendimento é feito pelo número (11) 3775-3881 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para as linhas seletivas da EMTU, é preciso fazer a emissão em qualquer agência da Pássaro Marron no Vale do Paraíba e no Litoral Norte. Para esse procedimento, é necessário apresentar RG e CPF.
Seja como for, o custo da primeira via do cartão é gratuita. Em seguida, é possível fazer a compra de créditos de forma online ou nas agências da empresa.
Como e onde utilizar o cartão?
A utilização do Passe Fácil é feita no embarque de qualquer uma das linhas metropolitanas e suburbanas. Basta passar o cartão no validador e a catraca autorizará a passagem. Em seguida, você deve entrar no ônibus e fazer a viagem.
Então, assim que chegar ao destino, você deverá passar o cartão no validador novamente. Em seguida, aguarde a autorização de desembarque, que será sinalizada com a seta verde, e passe a catraca.
Como consultar o valor do Passe Fácil?
A consulta do saldo do cartão deve ser feita diretamente no embarque no ônibus e logo após isso, o valor disponível aparece na catraca.
Como recarregar o cartão Passe Fácil?
A recarga pode ser feita de duas formas: uma delas é comparecendo nas agências da Pássaro Marron e outra é via aplicativo da empresa.
Quais os canais de comunicação do Passe Fácil?
Para sanar qualquer dúvida sobre o cartão Passe Fácil, você deve entrar em contato com a Pássaro Marron. A empresa tem duas páginas voltadas para a ajuda dos usuários. Elas são:
Igualmente, você também pode comparecer a uma das agências disponíveis no estado de São Paulo. Dessa forma, conversa com um dos operadores da Pássaro Marron e tira todas as suas dúvidas.
Agora, você já entendeu o que precisa fazer para emitir e usar o Passe Fácil. Mais do que isso, sabe o que ele é e como funciona. Em conclusão, pode adquirir o seu cartão em qualquer uma das agências da Pássaro Marron e aproveitar a sua praticidade.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre viagens? Então, siga os perfis da Pássaro Marron nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.