Você sabe o que fazer em Mogi das Cruzes? A cidade que fica a apenas 50 km da capital, São Paulo, está no coração do Alto Tietê e apresenta grande crescimento. Tanto é que tem uma população estimada de mais de 455 mil pessoas.
O dado é do IBGE, que ainda mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,783, considerado alto. Mas o que fez Mogi das Cruzes chegar a esse patamar? Essa é uma das cidades históricas brasileiras.
Já em 1560, o território onde hoje é o município era uma parada de descanso para o bandeirante Braz Cubas. Em 16112, já se formou a primeira vila, com passagem de várias pessoas por garantir acesso a São Paulo. Como resultado, transformou-se em cidade.
Atualmente, Mogi das Cruzes é reconhecida por ter colônias de imigrantes de vários lugares do mundo. Em especial, do Japão, o que se reflete nos pontos turísticos do município. Então, que tal saber quais são eles? Confira na lista a seguir.
O que fazer em Mogi das Cruzes?
Veja o que fazer em Mogi das Cruzes:
1. Orquidário Oriental
Com base na imigração japonesa, um dos atrativos de Mogi das Cruzes é o Orquidário Oriental. O local foi criado em 1984 e vendia apenas uma espécie da flor, a popularmente conhecida Olho de Boneca. Porém, veio aumentando a produção e se tornou uma referência brasileira no cultivo da planta.
Atualmente, você pode visitar o espaço com mais de 20 mil m², que contém laboratório e estufas. Por ano, são produzidas mais de 1 milhão de mudas e 300 mil plantas floridas de diferentes espécies de orquídeas.
Ainda é possível o show room no Parque Hana no Mori, com área verde e a paisagem deslumbrante da Serra do Itapeti. Por isso, o passeio é ideal para quem deseja conhecer mais sobre as orquídeas e ver diferentes espécies dessa planta belíssima.
2. Parque Centenário
Uma homenagem à imigração japonesa, o Parque Centenário é parada obrigatória para moradores e visitantes. Localizado na área de proteção ambiental da Várzea do Rio Tietê, tem 215 mil m².
No local, além de apreciar a natureza, você poderá ver o museu com a história da colonização japonesa e 4 lagos com pontes flutuantes. Ainda há o toril, um portão dos templos xintoístas que faz sucesso por ser um lindo local para tirar fotos.
Caso queira aproveitar ainda mais, o Parque Centenário tem trilhas, pista para caminhada e corrida, quiosques para fazer piqueniques e playground. No entanto, não leve bebidas alcoólicas e churrasqueiras. O resto está permitido na sua visitação.
3. Parque das Neblinas
Situado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental importante. Ela conserva a bacia do Rio Itatinga e suas mais de 450 nascentes, além de preservar o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba.
Com 7 mil hectares, a unidade tem ecoturismo e atividades de pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal. Por isso, o local é ideal para quem gosta de ter contato com o meio ambiente.
Inclusive, já foram identificadas 1.246 espécies na área, sendo 3 novas para a ciência e 23 consideradas ameaçadas de extinção. Para visitar o parque, é preciso agendar para fazer uma das trilhas:
- autoguiada: permite interação com o meio ambiente. Existem 5 trajetos, com duração de 30 minutos a 4 horas. Funciona sábado e domingo, das 8h30min às 17h;
- monitorada: é personalizada conforme o objetivo do grupo. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h30min às 17h;
- do mirante: pode ser incluído na trilha monitorada. A vantagem é poder ver algumas das praias do Litoral Norte, mais especificamente de Bertioga. Funciona de terça a domingo, das 8h30min às 17h.
4. Pico do Urubu
Ideal para quem gosta de esportes radicais, o Pico do Urubu permite voar de paraglider ou asa delta. A uma altitude de 1.160 metros acima do nível do mar, permite ver boa parte de Mogi das Cruzes. Você ainda pode aproveitar algumas barracas de comida que existem por lá.
Por isso, muitas pessoas fazem trilhas e acampam no Pico do Urubu. Agora, se você não gosta muito dessas atividades, ainda vale a pena visitar o local. Por quê? A resposta está no pôr do sol deslumbrante. Então, aproveite para visitar a área, porque você não vai se arrepender!
5. Núcleo Ambiental da Ilha Marabá
Com uma extensão de mais de 13 mil m², a Ilha Marabá é uma área de preservação ambiental reinaugurada em 2019. Atualmente, tem o núcleo de educação ambiental, que promove oficinas de reciclagem, eventos de capacitação, debates, palestras e mais.
Por lá, você pode ver o ecossistema do Rio Tietê e passar pela ponte de madeira para ter contato com a várzea. Porém, é preciso fazer o agendamento da visita pelo telefone (11) 4798-5959.
Agora, você já sabe o que fazer em Mogi das Cruzes e pode explorar uma cidade histórica, com muita natureza e áreas belíssimas para conhecer. Por isso, esse é um bom passeio para viajar de ônibus e aproveitar. Então, o que acha de marcar a sua passagem?
Aproveite para ver mais dicas de passeio seguindo as redes sociais da Pássaro Marron. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.