O Brasil possui diversas políticas ambientais e já promulgou várias leis nesse sentido. Uma delas é a logística reversa, um processo crucial para a redução de desperdícios e a promoção da sustentabilidade. Através dela, materiais que representam riscos ao meio ambiente são devolvidos à indústria para destinação correta. Assim, a logística reversa integra-se ao transporte de encomendas de forma sustentável.
Diante desse cenário, como sua empresa pode não apenas cumprir a legislação, mas também destacar-se diante dos clientes? Neste texto, exploraremos a importância dessa prática, seu significado real, seus benefícios e muito mais. Continue a leitura para compreender melhor!
O que é logística reversa?
Logística reversa é o processo de devolver determinado produto ou mercadoria à fábrica após seu consumo, ou venda. O objetivo é reaproveitá-lo, reciclá-lo ou dar a destinação adequada aos resíduos sólidos, evitando prejuízos ao meio ambiente.
Essa prática, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, amplia consideravelmente o ciclo de vida do produto. Os processos logísticos por trás dessa atividade abrangem a coleta, o transporte, o armazenamento e a triagem dos materiais devolvidos para serem descartados de modo adequado.
Consolidado em 2022, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos delimita que 25% do total de embalagens deve ser retornado até o final de 2024. A meta é que, em 2040, esse total chegue a 40%. Apesar dessas metas, o Brasil ainda está muito atrasado nesse quesito. Entre 2021 e 2023, somente 1,8 milhão de toneladas de embalagens pós-consumo voltaram ao ciclo produtivo.
Outro dado importante é que apenas 4% dos resíduos sólidos passíveis de reciclagem são enviados para a logística reversa. Um percentual bem abaixo em relação a países com nível de desenvolvimento econômico semelhante, como África do Sul, Chile, Turquia e Argentina.
Diante desse cenário, em 2021, a Pássaro Marron lançou seu serviço de encomendas, que utiliza os bagageiros de seus ônibus para transporte de produtos, contribuindo para a sustentabilidade ao reduzir emissões de gases poluentes e tráfego nas estradas. Essa prática exemplifica como empresas podem integrar a logística reversa e sustentabilidade em suas operações.
Tipos de logística reversa
Os tipos de logística reversa mais praticados no Brasil são pós-consumo, pós-venda e reúso. O primeiro deles se caracteriza pelo retorno à indústria de produtos vencidos ou já consumidos. Assim, eles são coletados, tratados e recebem a destinação correta.
Esse modelo é geralmente aplicado em embalagens descartáveis e pneus. Esses últimos, inclusive, são reutilizados em diferentes processos, como a fabricação de asfalto.
Em contrapartida, a logística reversa pós-venda é a devolução de um produto antes dele ser usado ou ter muita utilização. Isso acontece nos casos de arrependimento, defeito e insatisfação.
Nesse caso, o propósito é evitar desperdícios, recuperar o valor dos produtos e garantir sua qualidade. Por isso, podem ser realizadas melhorias com o objetivo de comercializar o item.
Por fim, o reúso é um canal mais recente, que vem sendo bastante adotado no Brasil por permitir lucro com a venda do resíduo. Esse tipo de logística ocorre por meio de leilões realizados pelos fabricantes, fazendo com que esses materiais sejam utilizados novamente.
Como funciona a logística reversa
A logística reversa envolve o consumidor ou negócio coletando e notificando o fabricante para transportar e reciclar ou descartar o produto ou material. Esse processo deve ser previsto na gestão de entregas, já que está previsto pela legislação vigente.
Os motivos para o retorno de um produto ou mercadoria são variados. Pode ser, até mesmo, por arrependimento da compra, como está previsto no Código de Defesa do Consumidor.
De toda forma, o objetivo é diminuir possíveis impactos ambientais por meio do reúso, da reciclagem ou do descarte correto. Para isso, é necessário estabelecer uma parceria entre sociedade, órgãos públicos e empresas privadas.
Nesse sentido, a sociedade tem o dever de dar o retorno correto. Já os órgãos públicos precisam fiscalizar os processos e garantir que a legislação seja aplicada. Enquanto isso, as empresas privadas devem:
- reincorporar o produto na cadeia de produção via reciclagem ou reúso;
- criar inovações para oferecer mais benefícios ao meio ambiente e a toda a sociedade;
- usar os materiais de forma racional, evitando desperdícios e a poluição.
Tudo isso é conseguido por meio da implementação de algumas etapas, especialmente nas encomendas para varejo. Elas representam os estágios básicos da logística reversa.
Etapas da logística reversa
- Coleta: ocorre a partir do consumidor, de um ponto de venda ou posto de coleta.
- Triagem: consiste na separação e classificação dos materiais conforme a condição e a destinação.
- Destinação final: passa pelo descarte, reúso ou reciclagem.
Essas 3 etapas principais da logística reversa são implementadas a partir de um ciclo mais amplo. Ele abrange:
- conscientização do consumidor para a entrega do item em lugares específicos;
- devolução do produto ou embalagem ao comerciante/distribuidor;
- retorno ao fabricante;
- encaminhamento para descarte, reciclagem ou reúso;
- fiscalização pelos órgãos públicos.
Quando todos fazem a sua parte, o resultado é o êxito nessa etapa, com o máximo de satisfação do cliente. Isso porque ele verá a otimização do tempo de entrega do produto de volta ao fabricante, o que contribui para o meio ambiente.
O papel da logística reversa na sustentabilidade
O papel da logística reversa na sustentabilidade é diminuir os impactos ambientais. Por meio desse processo, é possível preservar a natureza, e economizar o uso de recursos naturais devido à redução da extração de matérias-primas.
Dessa forma, a indústria preza por eficiência no uso de recursos naturais. Ao mesmo tempo, há aumento da vida útil dos aterros sanitários, uma vez que se diminui a quantidade de resíduos enviada a esses locais.
Em cadeia, resulta na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Afinal, todos conseguem morar em ambientes mais limpos, saudáveis e responsáveis. Sem contar que a oferta de mercadorias ambientalmente corretas pode aumentar, gerando negócios, empregos e renda.
Portanto, os benefícios da logística reversa vão além da qualidade ambiental. Também existem várias vantagens para a sociedade, o que significa que a responsabilidade com relação à sustentabilidade é compartilhada.
Ao entender essa questão, a quantidade de resíduos descartada na natureza diminui, reduzindo os níveis de contaminação nos oceanos, solos, aquíferos, atmosfera e florestas. Essa prática também facilita o gerenciamento e a distribuição do material no ciclo produtivo.
A importância da logística reversa para empresas atuais
A importância da logística reversa para empresas está na redução dos custos do negócio, cumprimento da legislação e seguimento de tendências e exigências do consumidor. Além disso, esse é um fator de competitividade, tanto é que existe o conceito de Environmental, Social and Governance (ESG).
Cada vez mais empresas vêm adotando essa postura, uma vez que a adoção dessa prática ajuda a conquistar investimentos e aumentar a cartela de clientes. Ainda são verificados outros benefícios, como a redução de custos, já que os materiais podem ser reinseridos no ciclo produtivo.
Essa também é uma maneira de cumprir a legislação e evitar a aplicação de multas. Sem contar que fica mais fácil aprimorar os processos e, a longo prazo, diminuir ainda mais os custos devido à eficiência.
Diante disso, existem alguns produtos em que é obrigatória a implementação da logística reversa no Brasil. Eles são todos aqueles que representem riscos à saúde pública ou ao meio ambiente. Entre eles estão:
- pneus;
- baterias e pilhas;
- óleos lubrificantes;
- lâmpadas fluorescentes, de mercúrio, vapor de sódio ou luz mista;
- eletrônicos e seus componentes;
- embalagens de agrotóxicos;
- eletrodomésticos.
Nesses casos, se a empresa não estabelecer o processo reverso, está sujeita à fiscalização e a consequente aplicação de penalizações.
Os benefícios de empresas adotarem políticas de logística reversa
Redução de resíduos
A logística reversa é capaz de reduzir a quantidade de resíduos gerada pelas empresas. Isso porque muitos materiais são reutilizados ou reintegrados de alguma forma no ciclo produtivo. Portanto, o total de lixo que contamina o meio ambiente diminui.
Da mesma forma, há um incentivo à reciclagem e ao reuso dos produtos. A partir dessa iniciativa, as empresas conseguem efetivar um consumo consciente dos recursos naturais, cumprindo a lei e aumentando sua eficiência produtiva. Ou seja, consegue-se implementar o ESG.
Atendimento às legislações ambientais
Os processos corporativos se tornam mais ecológicos com a adoção da logística reversa. Ou seja, há conformidade legal, ultrapassando as questões estratégicas — embora a prática também ajude na vantagem competitiva e valorização da marca.
Ao fazer isso, a empresa se destaca perante clientes, investidores e outros stakeholders. Portanto, há mais facilidade na expansão do mercado de atuação ou do market share por conta do cumprimento das legislações ambientais mais rigorosas.
Imagem corporativa sustentável
A imagem corporativa se torna mais sustentável com a logística reversa, porque a marca é valorizada e a percepção do público melhora. Essa afirmação é confirmada por uma pesquisa da SurveyMonkey.
Para 70% dos consumidores, é muito provável fazerem a compra de produtos de uma empresa que tenha os mesmos valores ambientais. Além disso, mais de 75% afirmaram que vale a pena pagar mais por produtos de marcas que respeitam o meio ambiente.
Esses dados confirmam que as práticas sustentáveis geram uma imagem positiva da empresa perante consumidores e stakeholders. Inclusive, há mais oportunidades de investimentos, porque investir em ESG é uma forma de aumentar o lucro das companhias.
Isso foi o que apontou um estudo realizado, que indicou que o aumento de 10% nos aportes de capital em ESG gera um crescimento de 1% nos lucros. Tanto é que, dos executivos entrevistados, 90% disseram que a prática gera retorno financeiro positivo.
Desse total, 29% perceberam um crescimento significativo nos lucros e 61% destacaram uma melhora moderada. Esses resultados são tão bons para os investidores que já existem fundos de investimento voltados para empresas sustentáveis. Portanto, a logística reversa pode melhorar a imagem corporativa do seu negócio.
Satisfação do cliente
A eficiência da logística reversa tende a aumentar a satisfação dos clientes, porque a entrega de encomendas e sua devolução são mais rápidas. Outro fator que contribui é o comprometimento com as práticas sustentáveis, o que gera a fidelização.
É interessante lembrar que os clientes também tendem a valorizar mais o produto e a marca justamente por saberem de seu reúso, reciclagem ou descarte correto.
Todos esses aspectos deixam claro que a logística reversa é uma peça-chave para as empresas que buscam operar de maneira sustentável. Esse é um pilar relevante, que deve ser complementado com outras práticas, como o transporte de encomendas por ônibus.
Com a Pássaro Marron, você tem toda a experiência de mais de 85 anos de funcionamento e tem suas entregas feitas com pontualidade. Isso porque tanto as encomendas quanto o processo de logística reversa são feitos a partir de horários preestabelecidos.
Outro benefício é a rede de atendimento da Pássaro Marron, bastante ampla e que cobre boa parte do país por operação própria ou via parceria. Além disso, seu cliente consegue rastrear a encomenda com rapidez e precisão por meio de API própria.
Tudo isso faz com que a Pássaro Marron seja uma aliada da sua empresa na aplicação da estratégia de logística reversa. Dessa forma, você consegue agilizar a entrega das encomendas e também trazer uma resposta rápida em caso de qualquer problema.
Então, o que acha de melhorar os processos de logística reversa na sua empresa? Acesse o site da Pássaro Marron e conheça nosso serviço de encomendas para saber como podemos ajudar!
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