O Litoral Norte de São Paulo tem muito a oferecer a turistas e moradores. Agora, se você quer saber o que fazer em Ilhabela, saiba que está indo para uma das melhores cidades da região.
Tendo algumas das principais praias do Litoral Norte, oferece paisagens exuberantes e muitos lugares históricos e culturais para visitar. Por isso, a cidade é um dos locais mais famosos e cobiçados do estado. Além disso, tem passeios para pessoas de todos os gostos, preferências e bolsos — afinal, muitos são gratuitos.
Então, que tal saber o que fazer em Ilhabela? Veja dicas de passeios nesse lugar paradisíaco e confira por que vale a pena viajar de carro, ônibus ou avião para esse destino turístico!
Como é Ilhabela?
Ilhabela é uma cidade do Litoral Norte de São Paulo, que fica a 210 km da capital do estado. O nome vem do fato de ser um arquipélago, que fica perto das praias de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.
A ilha é separada entre norte e sul, considerando o píer onde chega a balsa como referência. A primeira parte é bastante urbanizada com boa infraestrutura. Inclusive, há várias opções de hospedagens e restaurantes. Nesse lado também está o Centro Histórico.
Por sua vez, o sul tem menos infraestrutura e é menos urbanizado. Como consequência, tem praias belíssimas, já que a Mata Atlântica está mais bem preservada.
Para facilitar a sua vida de turista, vale a pena procurar uma hospedagem um lugar estratégico. Isso ajudará na locomoção pela ilha. Por isso, é importante conhecer os passeios em potencial para decidir. Algumas dicas são:
- fique em Barra Velha, se quiser aproveitar os lados norte e sul da ilha. Essa é uma possibilidade de gastar menos, porque você estará perto da balsa. Além disso, a estada tende a ser mais barata, já que o local é pouco turístico;
- opte pela Vila, no norte, se quiser ampla infraestrutura. Você também poderá aproveitar a vida noturna e a agitação;
- escolha a Praia do Curral, se quiser ficar no sul. Esse é o melhor lugar em termos de restaurantes e hospedagens nessa região da ilha. Você ainda conseguirá se deslocar com facilidade para outras praias;
- fique na Praia do Bonete, se quiser uma experiência na natureza. O local é lindo e paradisíaco, mas isolado.
Qual a melhor época para visitar Ilhabela?
A melhor época do ano para visitar Ilhabela depende dos seus objetivos. Boas opções são o outono e a primavera, que apresentam temperaturas agradáveis e dias ensolarados. Já o verão é ideal para visitar as praias. Enquanto isso, o inverno conta com muitos festivais.
Portanto, você pode visitar Ilhabela em qualquer época do ano, mas precisa pensar nos prós e nos contras. De modo geral, o verão tem temperaturas altas e a cidade está lotada. Porém, há muitas chuvas de verão, que podem prejudicar os passeios. Além disso, tudo fica mais caro por ser alta temporada.
No outono e na primavera, as temperaturas são mais agradáveis. Há menos chuva e turistas. O fluxo de pessoas no arquipélago só aumenta em feriados prolongados. Por isso, é uma boa oportunidade para aproveitar as praias, pagar menos e ter tranquilidade.
Enquanto isso, o inverno tem temperaturas mais baixas. Portanto, é mais difícil tomar um banho de mar. Por outro lado, é possível participar do Festival do Camarão, da Semana da Vela de Ilhabela ou do Bourbon Festival Ilhabela.
O que fazer em Ilhabela?
Agora que você viu todos esses detalhes, saiba o que fazer em Ilhabela. Confira as dicas de passeios e aproveite.
Vá às praias
O arquipélago tem mais de 40 praias de todos os tipos. Por isso, você pode encontrar várias oportunidades para passear, aproveitar e/ou relaxar. Entre as principais estão:
Praia do Curral
É uma das mais famosas e fica no sul. Oferece a melhor infraestrutura da região, com bares, restaurantes, hospedagens, quiosques, aluguel de caiaques e passeios de barco. No entanto, pode ficar lotada no verão.
Praia da Feiticeira
É linda e de mar calmo, o que a torna bastante atrativa para famílias. Porém, não há restaurantes nem bares. Ou seja, você tem que levar tudo.
Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras
A Ilha das Cabras é uma das ilhas do arquipélago e fica de frente para a Praia das Pedras Miúdas. Elas são separadas por apenas 200 metros. Ali, há o Santuário Ecológico Submarino que permite ver:
- peixes ornamentais;
- tartarugas;
- estrelas-do-mar;
- cavalos-marinhos.
Por esse motivo, é possível fazer mergulho amador e até realizar cursos. Tudo com a ajuda de guias preparados.
Praias do Centro
Existem várias praias no centro de Ilhabela. Todas elas têm uma orla com boa infraestrutura e facilita fazer um passeio a pé ou de bicicleta. Algumas opções são:
- Perequê: é a primeira e a mais agitada. Tem vários quiosques e restaurantes;
- Itaquanduba: é bastante indicada para a prática de esportes de remo por ser protegida da arrebentação e dos ventos. Também permite fazer exercícios na areia, como beach tennis. Oferece várias hospedagens;
- Itaguaçu: tem fácil acesso e uma faixa de areia pequena. Tem mar calmo e muitas árvores, além de um quiosque e alguns restaurantes;
- do Engenho: tem como grande atrativo um casarão histórico da época colonial, ainda do século 17. Há opções de hospedagens e as esculturas são pontos de visitação;
- do Saco da Capela: é mais tranquila e charmosa. Tem um quiosque para curtir a paisagem;
- da Vila: tem vários prédios coloniais, pois fica no Centro Histórico. Conta com vários restaurantes.
Veja a paisagem no Mirante do Piúva
O Mirante do Piúva é um dos melhores lugares para observar toda a paisagem. Saindo da balsa, fica a apenas 5 minutos de carro, em direção ao sul. O local tem 40 metros de altura e você verá o canal de São Sebastião e da Ilha das Cabras.
Ainda há outros mirantes disponíveis. Alguns deles são:
- Mirante dos Barreiros: permite ver as embarcações do iate clube de um lado e o verde da Mata Atlântica do outro;
- Mirante do Bonete: faz parte da trilha que vai à praia de mesmo nome. No total, são 12 km de trajeto, que levam cerca de 6 horas. Contudo, você verá uma das paisagens mais lindas do Brasil;
- Mirante do Jabaquara: fica em uma estrada de terra que leva à praia homônima. De cima, é possível perder o fôlego com a beleza da paisagem;
- Mirante do Coração: fica no leste da ilha e permite ver a Praia de Castelhanos, com um formato de coração;
- Mirante do Gato: fica na trilha entre a Praia de Castelhanos e a Cachoeira do Gato. Oferece a vista da praia e da Mata Atlântica preservada.
Conheça o Centro Histórico de Ilhabela
Com casarões coloniais e vários pontos turísticos, o Centro Histórico de Ilhabela é passeio obrigatório. Alguns dos locais que você precisa conhecer são:
- Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, construída no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia;
- Centro Cultural da Vila, com o Museu Waldemar Belisário, no qual são realizadas várias exposições da cultura caiçara;
- Rua do Meio, com seus bares e restaurantes com música ao vivo à noite.
Assim, a Vila é um bom passeio para o fim de tarde ou para um dia em que o clima estiver mais fechado.
Visite o Parque Estadual de Ilhabela
Para conhecer mais a natureza, vá até o Parque Estadual de Ilhabela. O local reúne praia e montanha, além da natureza bem preservada. Você poderá fazer uma trilha e ver várias cachoeiras pelo caminho.
No total, são 7 trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. Algumas delas, inclusive, exigem o acompanhamento de monitores ambientais credenciados.
A trilha mais fácil é a da Cachoeira Pancada d’Água. Ela tem 1 hora de duração com 3 cachoeiras ao final.
A mais difícil é a do Pico do Baepi. Ela dura até 3 horas e é uma subida. No fim, você está a 1.048 metros de altura e vê uma paisagem deslumbrante.
Aprecie a Fazenda São Mathias
Atualmente, a Fazenda São Mathias é um hotel e serve como espaço para eventos e festas de casamento. O local tem um gramado lindo, além de piscina e o próprio casarão antigo e bem conservado.
Em frente à construção está a Praia da Feiticeira, considerada uma das mais selvagens e paradisíacas. No entanto, a única infraestrutura existente é a própria fazenda. Por isso, é bom levar algumas coisas se quiser viajar gastando pouco.
Conheça a Lenda da Feiticeira
A curiosidade sobre a Fazenda São Mathias é a Lenda da Feiticeira. Dizem que a antiga proprietária da Fazenda São Mathias conquistou uma fortuna com o tráfico de escravos. Quando foi enterrar seu dinheiro com a ajuda deles, acabou matando todos eles para que ninguém soubesse onde o dinheiro está.
O nome da lenda ficou como “feiticeira”, porque era assim que essa mulher era conhecida por mercadores e pescadores que frequentavam a taberna da fazenda. Além disso, a praia é chamada dessa forma.
Pratique esportes náuticos
Ilhabela é o lugar ideal para praticar atividades no mar. Algumas opções são vela, kitesurf e windsurf. Afinal, a cidade é a Capital Nacional da Vela. Isso por o vento ser bom e o mar do Canal de São Sebastião tem boas condições para a prática do esporte.
Se você já souber, pode alugar o material. No entanto, os iniciantes também podem fazer cursos e contar com a ajuda de instrutores.
Aproveite um happy hour em quiosque à beira-mar
O arquipélago tem vários quiosques bem equipados para aproveitar o final da tarde. Alguns deles têm, inclusive, ombrelones e sofás confortáveis, com estrutura de madeira. Você ainda pode pedir bebidas e comidas enquanto aproveita o visual único da cidade.
Há opções de quiosques de todos os tipos. Se quiser um happy hour bem badalado, aproveite a Praia do Curral. Se quiser caminhar também, vá à Praia do Saco da Capela e do Perequê. Ainda tem os bares da Vila que permitem esticar o passeio — e a noite.
Faça um passeio de barco
Os passeios de barco e escuna são bastante comuns em Ilhabela. Eles levam a praias desertas e paradisíacas localizadas no leste da ilha. Algumas opções de passeios são:
- Praia da Fome, com areias cristalinas e brancas, Praia do Eustáquio, com águas bem claras e final na Praia de Castelhanos, uma das mais lindas do Brasil. O passeio começa na Praia do Perequê e dura 8 horas;
- Praia da Fome e vai para a Praia do Jabaquara, com vários riachos de água doce. A saída também é do píer do Perequê e o passeio dura 7 horas;
- Praia de Indaiaúba, com formações rochosas e permite a prática de snorkel, e segue para a Praia do Bonete. O local de saída é igual ao das outras opções e a duração é de 8 horas.
Ande em prancha de SUP e caiaque
Grande parte das praias do arquipélago tem mar calmo. Assim, praticar stand up paddle e canoagem são boas alternativas de atividades. Você pode aproveitar principalmente em:
- Praia do Curral;
- Praia do Julião;
- Praia Grande;
- Praia do Perequê.
Nesses locais, você pode alugar os equipamentos esportivos.
Realize um passeio a pé ou de bike pela orla
Aproveite a orla das praias do norte para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. Boa parte desses locais é conectada por ciclovias com boa infraestrutura de passeio. Você pode começar pelas Praias do Perequê e da Vila e passar pela Praia do Saco da Capela. No final, ainda pode aproveitar os bares e restaurantes.
Confira as trilhas para as cachoeiras
Ilhabela tem várias trilhas que passam por cachoeiras. As principais são:
- Cachoeira do Paquetá: a trilha começa perto da Praia Grande e termina com 3 poços, inclusive com vista para o mar;
- Cachoeira do Veloso: tem uma trilhada moderada que começa perto da Praia do Veloso e contém 3 quedas d’água de mais de 50 metros de altura;
- Cachoeiras da Laje, Saquinho e Areado: são encontradas na trilha que vai até à Praia do Bonete.
Faça um mergulho de snorkel ou cilindro
Existem vários locais propícios para o mergulho em Ilhabela. Dois deles são a Praia do Curral e a Ilha das Cabras. Ambos contam com um guia que ajudará a definir se é melhor snorkel ou cilindro e repassará todas as informações necessárias. Outros lugares para praticar a atividade são:
- Praia da Fome;
- Grutas da Ilha de Búzios;
- Ilha Vitória;
- Naufrágios.
Conheça o Pico do Paebi
Já falamos do Pico do Paebi e seus 1.048 metros de altura. No entanto, ele é um destino obrigatório para quem gosta da natureza. Apesar de exigir preparo físico, oferece a visualização de plantas e animais, como:
- passarinhos, por exemplo, arapongae tiê-sangue;
- esquilo-caxinguelê;
- catita-de-listra;
- árvores, como jequitibás;
- plantas, como bromélias.
Na parte superior, ainda é possível ver a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes. Ou seja, o passeio é imperdível!
Como chegar a Ilhabela?
Com todas essas dicas, você deve querer saber como chegar a Ilhabela. Você precisa fazer a travessia de balsa, que pode ser agendada para evitar ficar na fila. Até lá, vale a pena viajar de ônibus. Isso porque você tem mais segurança e comodidade.
Afinal, os aeroportos mais próximos estão a cerca de 200 km de distância. De ônibus, você tem a oportunidade de conhecer Ilhabela quando quiser. Especialmente, se contar com a Pássaro Marron.
Com frota atualizada e motoristas qualificados, você tem à sua disposição todo o conforto necessário, por exemplo, com entradas UBS em cada poltrona. Você ainda tem as vantagens de comprar passagem de ônibus online e pode participar do programa Pé na Areia.
Além disso, nem precisa se preocupar com quanto de bagagem pode levar no ônibus. Isso porque esse meio de transporte é bastante flexível em relação a esse critério. Dessa forma, são várias vantagens para você visitar e passar bons momentos em Ilhabela.
Então, que tal programar sua viagem? Acesse o site da Pássaro Marron e saiba mais sobre nossas páginas e serviços de fretamento, citando a Pássaro Marron e seu serviço de ônibus de viagem.