Para quem possui uma empresa com vendas online, o frete é um fator relevante. O custo da entrega pode incentivar a compra ou fazer o cliente desistir e deixar o produto no carrinho. Além disso, também é fundamental considerar o custo-benefício do prazo de chegada para o comprador em relação ao valor cobrado.
Nesse sentido, uma gestão de entregas eficiente é imprescindível. Afinal, essa é a melhor maneira de oferecer uma boa experiência em todos os quesitos da compra, o que leva à fidelização do cliente.
Então, qual é o papel do frete nesse cenário? Conforme apurado pelo site Uol, o valor elevado da entrega é a principal causa de desistência da compra. Para evitar essa situação, é preciso otimizar o custo do envio de encomendas. Neste post, vamos mostrar como fazer isso. Continue lendo!
Os impactos do frete nos negócios
Os impactos do frete nos negócios são significativos e se referem a custo e rentabilidade, competitividade, experiência do cliente e logística reversa. Portanto, o valor e a velocidade da entrega de encomendas pode interferir nos hábitos de consumo, fazendo com que a empresa eficiente conquiste mais espaço no mercado.
Custo e rentabilidade
O custo do frete é um dos principais fatores decisórios para os consumidores. Conforme uma pesquisa do Reclame Aqui, 63,9% dos consumidores desistem de uma compra devido ao valor de entrega elevado. Inclusive, há casos em que essa cobrança se torna mais cara do que o preço do produto.
Isso também interfere na rentabilidade da empresa, uma vez que muitos negócios absorvem esse custo, comprometendo boa parte do seu faturamento. Nesse sentido, uma precificação incorreta faz com que a lucratividade diminua, porque menos pessoas compram seus produtos.
Portanto, para garantir que as encomendas para varejo tenham o valor adequado, é preciso controlar o preço cobrado pelas empresas de transporte. Também é importante analisar a melhor opção a partir do custo-benefício, isto é, velocidade de entrega x valor cobrado.
Competitividade no mercado
O valor de um frete mais atrativo aumenta a vantagem competitiva do seu negócio. Isso porque o cliente vê esse fator como um diferencial, especialmente se o tempo de entrega for curto e houver um sistema de rastreio.
Por isso, vale a pena ter uma tabela de frete competitiva e até considerar a entrega gratuita. Dessa forma, a tendência é que o abandono de carrinhos diminua e a taxa de conversão aumente.
No entanto, vale a pena destacar que é difícil uma transportadora atender as regiões brasileiras com um valor atrativo. Por isso, contar com uma empresa que ofereça uma rede inteligente e com várias parcerias auxilia nesse processo.
Experiência do cliente
O custo competitivo do frete e um prazo de entrega curto são fundamentais para uma boa experiência do cliente. Isso também tem relação com um rastreio eficiente, que permita ao consumidor saber onde a sua encomenda está e quando chegará ao destino.
Aliás, essa é uma maneira de transmitir confiança, especialmente se a atualização ocorrer com frequência. Dessa forma, seu negócio mostra que busca atender a todas as demandas dos clientes.
Logística reversa e devoluções
As devoluções das compras são feitas pelo processo de logística reversa, cujo custo é da empresa que vendeu o produto. É importante que fique bem claro como todo o processo funciona e que não há custo de frete para o consumidor.
Para a empresa, por sua vez, esse procedimento pode ser burocrático e custoso. Por isso, novamente, é necessário considerar um serviço de encomendas rápido e barato para que o cliente se sinta satisfeito e sua empresa sofra poucos impactos.
Como otimizar custos de entrega com a Pássaro Marron?
A Pássaro Marron Encomendas é o serviço de entregas da Pássaro Marron, empresa de transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Com rapidez, sustentabilidade e sem burocracias, você envia os seus produtos para diferentes lugares do país.
Nossa malha viária de distribuição atende mais de 300 cidades dos estados de:
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe.
Além disso, há parcerias com as empresas Expresso Maringá, Penha, Caxiense, União, Expresso Luxo e Itamarati Express para atender os locais em que a Pássaro Marron não atua.
Todas as entregas são rastreadas de forma fácil e prática. Para isso, basta acessar o aplicativo da Pássaro Marron. Ainda é possível escolher as modalidades de entrega porta a porta e balcão a balcão, conforme o que ficar melhor para você e seu cliente.
Com essas opções, você consegue otimizar o custo do frete na sua empresa. Afinal, vai enviar encomenda por ônibus, um meio de transporte econômico, eficiente e pontual. O resultado é mais eficiência e uma experiência melhor para o seu cliente.
Então, achou interessante e quer saber mais? Acesse o site da Pássaro Marron Encomendas, confira como funciona nosso serviço e saiba como podemos otimizar as entregas do seu negócio.