A entrega de encomendas é uma etapa fundamental do serviço de transporte. Afinal, é preciso que as mercadorias cheguem ao destino com segurança, intactas e dentro do prazo predeterminado. No entanto, essa logística nem sempre é seguida à risca.
Os processos são complexos e devem ser bem estruturados. Somente dessa forma é possível prevenir perdas e avarias, que geram prejuízos financeiros e materiais. Além disso, a segurança no transporte de encomendas se torna essencial para a boa experiência do seu cliente.
A questão é: como saber se o envio de encomendas está sendo eficiente no seu negócio? Neste conteúdo, vamos trazer quatro indicativos de que é necessário realizar algumas melhorias. Confira!
4 indicativos de que seu negócio precisa aprimorar a segurança na entrega de encomendas
1. Prevenção insuficiente contra riscos
A segurança na entrega de encomendas depende diretamente da identificação de riscos. Dessa forma, é possível criar estratégias para prevenir sua ocorrência e atuar de maneira direta nas diferentes situações sem impactar o desempenho do serviço.
Para isso, é indicado elaborar um documento para mapear os riscos identificados em cada etapa, profissional ou setor. Nesse cenário, algumas medidas preventivas contra perigos no transporte de encomendas são:
- manutenção preventiva da frota;
- treinamento e capacitação dos motoristas;
- seguro para a carga;
- monitoramento da frota.
Considerando esses pontos, enviar encomenda por ônibus é a melhor alternativa. Dessa forma, você faz uma cotação rápida e ainda tem a entrega feita no prazo, especialmente quando a empresa tem um grande número de ônibus que saem das rodoviárias de diferentes municípios todos os dias.
2. Processos irregulares e falta de padronização
Para que o processo de logística seja eficiente, os processos devem ser padronizados. Isso implica a criação de etapas bem estruturadas, identificando erros e acertos. A partir disso, o que deu certo precisa ser replicado, enquanto se faz as correções necessárias.
Ao realizar as melhorias, você assegura que as entregas ocorrerão com rapidez e eficiência no uso dos recursos. Por exemplo, as encomendas por ônibus têm um processo claro, mas sua empresa também deve estruturá-lo.
Isso requer que os colaboradores façam a cotação e embalem as mercadorias da maneira certa. Ainda é preciso encaminhar dentro do prazo para que a carga saia da rodoviária e chegue ao destino no prazo desejado.
Isso também depende de contar com parceiros que tenham processos claros e padronizados. É o caso da Pássaro Marron Encomendas, que tem:
- pontualidade;
- rastreamento fácil;
- ampla rede de atendimento;
- malha viária de distribuição.
Você ainda pode escolher diferentes modalidades de entrega, como porta a porta ou balcão a balcão. Assim, é possível reduzir etapas e trazer mais eficiência para o seu negócio.
3. Ausência dos documentos necessários
Todos os documentos necessários para a entrega de encomendas devem ser emitidos. Eles são necessários para garantir a regularização fiscal e evitar consequências graves, inclusive a aplicação de multas financeiras pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O valor varia, mas impacta o fluxo de caixa da sua empresa. Inclusive, algumas delas podem ser retroativas, o que significa que o valor a ser pago é bem mais elevado.
Além disso, pode haver danos à reputação perante o mercado e os clientes. A falta de documentos traz insegurança e pode gerar atrasos e problemas no transporte, como danos e avarias. Portanto, é essencial investir na regularização da entrega de encomendas.
4. Inadequado monitoramento das encomendas durante o transporte
As mercadorias devem ser constantemente monitoradas durante o transporte. Isso ajuda a saber a localização exata do veículo e acompanhamento de prazos. Ainda é possível obter dados relevantes, que permitem saber em que você pode melhorar.
No caso da contratação de um parceiro, esse monitoramento — chamado telemetria — ajuda a garantir a eficiência do serviço de entrega de encomendas. Podem ser monitorados aspectos como:
- comportamento do condutor;
- roteiro seguido;
- informações do veículo.
Aliás, saber como rastrear encomendas é fundamental para ter clareza e previsibilidade de entrega. Caso contrário, atrasos significativos podem acontecer e fazer com que suas operações sejam prejudicadas.
Nesse cenário, o serviço de encomendas da Pássaro Marron pode ajudar. Afinal, tem um sistema fácil de usar que permite fazer a busca por remetente, destinatário ou chave do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). Também tem uma API de rastreamento própria, o que assegura o trajeto das entregas do início ao fim.
Assim, você tem segurança de que a entrega de encomendas é feita dentro do prazo e com máxima eficiência. É isso que a sua empresa e os seus clientes precisam.Então, quer saber mais? Conheça o site do serviço da Pássaro Marron e descubra todos os benefícios das entregas por ônibus.