Ter contato com a natureza é sinônimo de qualidade de vida. Porém, a correria do dia a dia nas grandes metrópoles nem sempre permite fazer isso. É por isso que muitas pessoas optam por fazer ecoturismo em São Paulo. Afinal, o estado oferece várias opções — e muitas relativamente próximas da capital.
Você pode organizar excursão ou viajar sozinho. Existem vários destinos atrativos para todos os tipos de pessoas e preferências. Então, que tal conhecer os principais? Leia este post e confira!
O que é o ecoturismo?
O ecoturismo é um tipo de turismo que busca preservar, equilibrar e respeitar o meio ambiente. Assim, todas as atividades são realizadas de forma sustentável, protegendo o patrimônio natural e incentivando a educação ambiental.
Portanto, esse conceito vai muito além do que apenas ter contato com a natureza. O foco é participar de atividades que fomentem a vivência e o conhecimento do meio ambiente. Dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais sustentável e amigável com a flora e a fauna dos locais visitados.
Quais são as características do ecoturismo?
As características do ecoturismo são a sustentabilidade e a realização de uma atividade que promove o patrimônio cultural e natural. Por isso, a conservação do local é estimulada para formar uma consciência ambientalista e que promova o bem-estar da população.
Para entender melhor, é essencial conhecer os princípios e os critérios do ecoturismo. Eles são:
- informação e interpretação ambiental;
- conservação e uso sustentável dos recursos culturais e naturais;
- geração de recursos, já que é um negócio;
- direcionamento das vantagens obtidas para a comunidade local e com a finalidade de preservar os recursos culturais e naturais;
- envolvimento da comunidade local.
- administração e manejo verde do espaço;
- associações e parcerias com os setores governamentais e não governamentais de todos os âmbitos;
- oferta de guias interessados, conscientes e responsáveis;
- educação ambiental para a comunidade local e os turistas;
- planejamento integrado, especialmente voltado à regionalização;
- monitoramento e avaliação constante;
- promoção de experiências únicas em um destino diferenciado;
- turismo de baixo impacto;
- implementação de um código de ética para o mercado.
Em suma, todas essas características fazem com que o ecoturismo em SP ou em qualquer outro lugar promova o reencontro dos seres humanos com a natureza. Dessa forma, são promovidas informações, que geram consciência ambiental.
Quais são os principais destinos de ecoturismo em São Paulo?
Os principais destinos de ecoturismo em São Paulo são:
1. Parque Estadual Campos do Jordão, em Campos do Jordão
A cidade de Campos do Jordão é muito conhecida pelo seu clima europeu, tanto pelo friozinho quanto pela arquitetura alemã. Porém, há muito mais para ver por lá. No ecoturismo, o principal exemplo é o Parque Estadual com o mesmo nome do município.
O local tem 5 trilhas, sendo uma monitorada e outra autoguiada. Além disso, oferece:
- bosques;
- áreas de lazer para caminhada e contemplação da natureza;
- lagos;
- área infantil;
- espaço para piquenique.
Se quiser, você também pode aproveitar os serviços oferecidos por outras empresas que atuam dentro do parque. Eles são:
- arvorismo;
- aluguel de bicicletas;
- tirolesa;
- restaurante;
- chocolateria;
- café;
- lojas de souvenirs, plantas e artesanato;
- passeio de trenzinho.
Ou seja, há opções para crianças e adultos. O Parque Estadual Campos do Jordão abre todos os dias, das 9h às 17h. Então, é só aproveitar!
2. Parque Estadual Marinho Laje de Santos, em Santos
Se você gosta de mar, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é o destino ideal de ecoturismo em São Paulo. Localizado no topo de uma montanha de granito, está a 22 milhas náuticas da costa e parcialmente submersa.
O local recebe as raias mantas e também é considerado um dos principais pontos de fotografia submarina e mergulho. Muito disso vem da biodiversidade, que é bastante rica, e das águas transparentes. Por isso, vale a pena conhecer! Esse destino abre todos os dias, das 8h às 17h.
3. Pedra Grande, em Atibaia
A 1.450 metros de altitude, a Pedra Grande é um cartão postal de Atibaia. Vale a pena subir no topo para ver a paisagem e visualizar várias cidades da região. De cima, você também pode fazer voo de asa delta ou paraglider. Basta reservar em uma das agências locais.
A Pedra Grande também protege a biodiversidade local e os recursos hídricos. Além de estar no corredor Cantareira-Mantiqueira, sendo indispensável para conectar esses dois sistemas florestais. Ou seja, vale a pena subir a montanha!
4. Trilha do Guaratuba, em Bertioga
Se você gosta de fazer trilhas, não pode deixar de fora a do Guaratuba, em Bertioga. Além da cidade ser um exemplar das praias do Litoral Norte de São Paulo, o município também é um destino de ecoturismo importante.
Com 8.300 metros de extensão, a Trilha do Guaratuba tem vegetação de restinga alta e muitas árvores grossas e de espécies diferentes. Você também encontra répteis, aves e mamíferos, além de cascatas, poços e praias naturais pequenas.
Uma vantagem é a possibilidade de fazer o percurso de bicicleta ou a pé. Além disso, logo na primeira parada, você encontra o Poço do Limão. Esse local é uma piscina natural com água transparente. Assim, você pode mergulhar e ver vários peixes.
Ao terminar a trilha, conseguirá ver a cachoeira do Tobogã. Essa é reconhecidamente a melhor recompensa dos turistas. Então, que tal conhecer? É só visitar o parque qualquer dia da semana. Ele fica aberto das 7h às 16h.
5. Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba
Você já deve saber que a Serra do Mar tem uma grande importância para o meio ambiente. Mas já pensou em fazer ecoturismo em São Paulo no Parque Estadual dedicado a esse ecossistema, que está entre os mais ricos do mundo?
É isso que você consegue fazer em Ubatuba. Com 332 mil hectares, o Parque Estadual da Serra do Mar é a maior unidade de conservação da Mata Atlântica. No total, há 40 trilhas diferentes. Ou seja, você pode visitar o local várias vezes!
Em cada uma delas, você fará um trajeto diferente. Por exemplo, passará pela Trilha dos Monumentos Históricos Caminhos do Mar, Poço da Rasa, do Jequitibá (que tem uma piscina natural no Rio Santo Antônio) e mais.
Além disso, há camping, montanhismo e rafting disponíveis para fazer. Isso comprova que há mais do que as praias de Ubatuba que você precisa conhecer. Gostou? Aproveite o parque, que está aberto de segunda a sexta, das 9h às 15h.
Como chegar aos destinos de ecoturismo em São Paulo?
Para chegar aos destinos de ecoturismo em São Paulo, você precisa se deslocar de carro ou ônibus. A segunda opção é a melhor, porque traz conforto e segurança. Além disso, você pode ir de uma cidade a outra com facilidade e sem se preocupar com combustível, bagagem, manutenção do veículo e pedágios.
Então, que tal viajar de ônibus? Com a Pássaro Marron, você pode viajar para diferentes destinos de ecoturismo em São Paulo. Ainda pode aproveitar outras cidades do Litoral Norte e também fazer turismo no Vale do Paraíba com motoristas capacitados, frota atualizada e tecnológica, e todos os recursos de conforto que você precisa.
Agora, você já sabe onde fazer ecoturismo em São Paulo e como chegar aos destinos. Seguindo essas dicas, será possível conhecer vários locais diferentes e aproveitar todas as oportunidades de ter contato com a natureza.
Gostou e quer saber mais? Siga os perfis da Pássaro Marron nas redes sociais e veja mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.