Você quer saber o que fazer em Bananal? Se está em dúvida sobre conhecer a cidade, saiba que tem muito a visitar por lá. Isso porque, apesar de ser pequena, tem muitos atrativos turísticos.
Assim, esse é o município ideal para quem deseja fazer turismo no Vale do Paraíba. Além disso, garante fácil acesso a outras cidades da região e está a apenas 160 km do Rio de Janeiro.
Então, que tal incluir esse destino na sua programação? Saiba mais sobre Bananal e o que fazer nesse local.
Como é Bananal?
Bananal é um município do interior de São Paulo. Localizado no Vale do Paraíba, faz fronteira com o estado do Rio de Janeiro. Tem como característica principal a geomorfologia (estudo do terreno) e o acesso fácil, o que atrai muitos turistas e visitantes.
Bastante antiga, a cidade foi fundada ainda em 1783 entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e próximo à Serra da Bocaina. Na época, surgiu por conta das fazendas de café, o que ainda gera muitos resquícios históricos.
Segundo o IBGE, o município tinha uma população estimada de 11.039 pessoas em 2021. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,733, considerado alto.
O nome Bananal veio dos índios Puris. Eles batizaram o rio que passa na região de banani, que significa “rio sinuoso”.
Qual a melhor época para visitar Bananal?
A melhor época para visitar Bananal é nos meses de maio, agosto e setembro. Isso porque o verão é bastante quente — chega a 32°C — e chove muito. No inverno, a temperatura pode chegar a 10°C, sendo frio. Assim, esses períodos intermediários permitem aproveitar as cachoeiras, as trilhas e a natureza em geral sem pegar chuva ou sentir o ar muito gelado.
De toda forma, você pode aproveitar qualquer mês do ano. Apenas esteja ciente de que poderá ter que adiar alguns passeios. Se estiver frio, é provável que não consiga aproveitar as cachoeiras. Porém, a beleza ainda estará lá.
O que fazer em Bananal?
Existem muitos atrativos que justificam o que fazer em Bananal. Confira!
1. Veja as cachoeiras
A cidade de Bananal oferece muitas trilhas que dão em cachoeiras. Elas são lindas e são boas opções de passeios. Algumas delas são:
- Bracuí: tem 3km de trilhas e uma sequência de 5 saltos. Há um poço para banho com vista para a Serra da Bocaina e as ilhas de Angra dos Reis. É cobrada taxa de visitação;
- Sete Quedas: fica na Estação Ecológica de Bananal e tem 7 quedas independentes. Portanto, você pode fazer a trilha e ver quantas quiser. A visita é agendada;
- Rio Mimoso: fica na mesma propriedade da cachoeira do Bracuí. Tem uma queda menor, mas oferece uma vista única da Baía de Angra dos Reis. Também oferece um poço de borda infinita.
2. Conheça as fazendas históricas
Devido à sua história, uma das coisas para fazer em Bananal é visitar as fazendas históricas. Elas ainda fazem parte do ciclo do café e são verdadeiros palacetes. Por isso, vale a pena visitar para ver os afrescos europeus nas paredes e os móveis de época, todos importados.
Algumas fazendas histórias para visitação são:
- Fazenda Boa Vista: foi construída em meados do século 18 e foi cenário de novelas de época. Atualmente, é um hotel fazenda;
- Fazenda dos Coqueiros: oferece visitas guiadas com um café imperial ao final. Precisa de agendamento para ver a estrutura e o mobiliário de 1855 preservados;
- Fazenda Independência: foi criada em 1822, sendo que seu nome foi uma homenagem ao Brasil. Transformou-se em um hotel fazenda;
- Loanda: tem um passeio de 45 minutos próximo ao centro de Bananal. Está bem conservada e exige agendamento;
- Fazenda Resgate: é uma propriedade particular tombada pelo patrimônio histórico. Permite visitas agendadas para ver o prédio do século 19 em perfeito estado de conservação;
- Fazenda Três Barras: virou um hotel fazenda, mas a construção é do final do século 18. O local hospedou o então príncipe regente Dom Pedro e o presidente Juscelino Kubitschek. O quarto em que o último ficou está totalmente preservado;
- Fazenda Resgatinho: preserva as tradições e vende produtos artesanais, como licores de banana e jabuticaba, doces, etc.
3. Passe pelo centro histórico
Uma forma de viajar gastando pouco e aproveitar a história de Bananal é ir ao centro histórico. Muitos dos atrativos estão localizados nessa área, inclusive a Igreja Matriz, que apresentaremos em seguida.
Você poderá ver a Praça da Matriz com um coreto e o chafariz de ferro. No entorno, há várias construções coloniais, ainda do século 19.
Se você andar um pouco, verá a farmácia mais antiga do Brasil em funcionamento. É a Pharmacia Popular, fundada em 1830 por um boticário que veio da França. Por esses motivos, o centro histórico é tombado pelo patrimônio histórico.
4. Visite a Estação Ecológica de Bananal
A Estação Ecológica de Bananal foi criada para preservar a natureza da região, tanto animais quanto plantas. O local também realiza pesquisas e cria atividades voltadas para a educação ambiental.
Além disso, há trilhas, córregos e cachoeiras, como a das Sete Quedas. Outra possibilidade é visitar o mirante para tirar fotos bonitas.
5. Encante-se com a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento
A Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento tem todo um charme especial. Localizada na frente da praça principal, data de 1811. Apesar de simples e de ter passado por diferentes reformas, tem um ar diferenciado devido à parte histórica.
6. Visite a Estação Ferroviária de Bananal
A antiga estação de trem é um clássico da cidade. Ela foi erguida com estruturas pré-fabricadas de aço e totalmente desmontáveis. Todas as peças foram importadas da Bélgica, sendo que a construção é a única desse estilo em todo o continente americano.
A Estação Ferroviária de Bananal continuou funcionando até 1963. No entanto, sua construção é de 1888. Os móveis de época foram enviados para o Museu Imperial de Petrópolis, mas você pode ver a locomotiva Teresa Cristina na Praça Dona Domícia, que fica em frente.
7. Confira o chafariz de ferro
O chafariz de ferro foi instalado em 1880 e tem estilo europeu. Ele está localizado na frente da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, mais precisamente ao lado do coreto. Vale a pena visitar para ver essa atração.
Como chegar em Bananal?
Para chegar em Bananal, você pode viajar de carro, ônibus ou avião. No entanto, a terceira opção está indisponível. Nesse caso, é preciso ir até São Paulo e utilizar a segunda alternativa. Além disso, essa é a opção mais confortável, segura e prática.
A Pássaro Marron oferece linhas que saem de várias cidades do estado de São Paulo, inclusive da rodoviária do Tietê, na capital. Assim, você só precisa pensar em como arrumar a mala e pode aproveitar todos os benefícios oferecidos.
Afinal, ao viajar com a Pássaro Marron, você aproveitará uma frota atualizada e com o padrão de qualidade que você merece. Cada um dos ônibus tem diversas tecnologias embarcadas, como:
- wi-fi 4G disponível;
- USB individual em cada uma das poltronas;
- cinto de 3 pontos para ter mais segurança;
- elevador para cadeirante;
- câmeras de ré e de salão para os motoristas.
Além disso, os motoristas são treinados e capacitados para garantir o máximo conforto e segurança. Assim, você sabe o que fazer em Bananal e consegue aproveitar a viagem. Sem contar que pode se deslocar para outros destinos próximos, a fim de curtir o que puder do turismo no Vale do Paraíba.
Então, que tal incluir Bananal no seu roteiro? Conheça mais sobre a Pássaro Marron, veja a nossa frota e confira todos os destinos atendidos. Depois, é só programar a sua viagem e curtir o conforto e a segurança que oferecemos!