A lista de alimentos para viagem precisa fazer parte do seu checklist de organização, principalmente quando o trajeto é longo. Afinal, a fome é inevitável e não é simples encontrar um lugar para comer no caminho, já que depende das paradas do ônibus.
Manter uma alimentação leve e saudável é a melhor opção para ter uma viagem tranquila e sem grandes preocupações. Além disso, levar a comida em um trajeto longo gera uma economia, já que os valores costumam ser elevados em lanchonetes e restaurantes nas estradas.
Portanto, caso esteja planejando uma viagem, confira neste conteúdo o que levar para manter uma alimentação ideal e não ter problemas no caminho. Acompanhe!
O que levar de alimentos para viagem?
Planejar os alimentos para viagem é evitar que não ache o que comer durante o trajeto. Afinal, você até pode encontrar restaurantes e lanchonetes no meio do caminho, mas isso não significa que terá algo que você goste ou que seja leve para seguir bem o percurso. Outro ponto a ser levado em conta é a questão da refrigeração. Por isso, opte por alimentos que não precisam ou que se adéquam às bolsas térmicas.
Para deixar o seu planejamento alimentar mais fácil, confira algumas dicas do que levar para viagens longas de ônibus.
Sanduíches naturais
Os sanduíches naturais são fáceis de preparar e podem ser conservados por um bom tempo. É possível montar em casa diferentes sabores que são ótimas opções de alimentos para viagem, como:
- pão de forma integral ou tradicional;
- queijos leves (mussarela, ricota e queijo minas);
- frango desfiado;
- peito de peru ou presunto;
- cenoura ou tomate como acompanhamento.
Evite produtos gordurosos e maionese, já que são mais pesados e podem estragar com facilidade fora da geladeira. No caso das folhas verdes como alface, só é indicado se for em bolsa térmica, pois elas ficam murchas rapidamente e podem influenciar no sabor do sanduíche.
Snacks
Os snacks são ótimas opções de alimentos para viagem já que são leves, práticos e enganam bem a fome. Neles estão incluídos:
- barra de cereal;
- cookies integrais;
- torradas integrais;
- mix de nozes, granolas e castanhas;
- chips de banana;
- chips de maçã;
- chips de tomate;
- chips de batata-doce.
É possível encontrar com facilidade snacks já prontos em diversas lojas. Entretanto, você pode preparar alguns em casa mesmo, como dadinho de tapioca, bolinho de arroz integral e pequenos muffins de banana.
Frutas desidratadas e frescas
A próxima dica de alimentos para viagem são as frutas, que podem ser desidratadas ou frescas. Elas são nutritivas, leves, refrescantes, fáceis de transportar e de comer. O ideal é que opte por aquelas que não precisam de faca, como banana, goiaba, uva, maçã e pera.
As frutas desidratadas também são ótimas escolhas, já que os pacotes são pequenos e elas são excelentes quando o assunto é tempo de conservação. Portanto, vale a pena levar na viagem banana desidratada, uva passa, ameixa, damasco, entre outras.
Bebidas
Além de todos os alimentos para viagem que já foram listados, as bebidas não podem ser deixadas de lado. A água, por exemplo, é um item essencial para manter o corpo hidratado durante todo o trajeto. Lembre-se que o percurso pode ser cansativo e o corpo exigirá a ingestão de líquido.
Os sucos também são bem-vindos na hora de preparar o checklist dos alimentos. Eles são ótimas opções para acompanhar os lanches, além de ajudarem na hidratação. É claro que a bebida é muito melhor gelada, mas não é impossível tomar na temperatura ambiente, ou seja, mais um motivo para levá-la.
Para deixar a água e o suco ainda mais saborosos, coloque-os em uma garrafa térmica para que se mantenham gelados por mais tempo. Uma dica é evitar refrigerante e bebida alcoólica para que não haja nenhuma indisposição durante a viagem, como vontade excessiva de ir ao banheiro.
Alimentos para viagem que ajudam a não enjoar
Infelizmente, é comum os enjoos durante longos percursos, o que causa bastante desconforto para quem sofre com isso. Entretanto, é possível reduzir as chances de ter essas indisposições no trajeto. Para isso, você deve pensar bem nos alimentos para viagem.
O principal sintoma do enjoo é o mal-estar, mas é possível avançar para uma dor de cabeça, tontura, suor excessivo, palidez, entre outros sinais. Para evitar esses desconfortos, uma boa saída é pensar muito bem nos alimentos consumidos antes e durante a viagem. Então, opte por uma comida saudável, beba água e fuja de gorduras.
Portanto, alguns alimentos que devem ser evitados são:
- doces;
- bebidas alcoólicas;
- refrigerantes;
- brócolis;
- leite e derivados.
Agora que você já sabe quais os alimentos para viagem mais indicados, é o momento de preparar o seu kit de alimentação saudável e leve para todo o seu trajeto.
Curtiu as sugestões? Então, siga a Pássaro Marron nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas que tornarão suas viagens de ônibus muito mais tranquilas. Acesse por meio dos links: Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.