Um dos maiores desafios antes de fazer uma viagem é saber como arrumar a mala. Principalmente quando vamos passar mais dias fora de casa, o espaço disponível parece ficar ainda menor, não é mesmo?
É preciso ter lugar para calçados, nécessaires, camisas, calças, bermudas, acessórios, saias, vestidos, entre outros objetos indispensáveis. No meio do processo, o espaço vai ficando menor e com muitas coisas a serem inseridas.
Pensando nisso, separamos 10 segredos de como arrumar a mala e sobrar espaço para levar tudo o que precisa para sua viagem. Quer saber? Então, continue a leitura deste artigo!
1. Faça uma lista do que precisa levar
O primeiro passo antes de começar a arrumar a mala é fazer uma lista de tudo o que precisa levar na viagem. Essa etapa vai ajudar (e muito) a enxergar o espaço necessário para caber tudo.
Para escolher o que realmente vai precisar, pense no seu roteiro no local e quantos dias ficará. Por exemplo, se for para uma região praiana, não é necessário levar camisa social ou terno.
Ao terminar sua lista, reveja item por item para saber se todos são realmente necessários ou se há algo que possa sair. Isso vai ajudar bastante a sobrar espaço para o que é indispensável para sua viagem.
2. Escolha a mala ideal para a sua necessidade
Após fazer a lista dos itens indispensáveis para sua viagem, é hora de escolher a mala que vai caber suas coisas. Entretanto, a escolha não depende somente do que vai levar, mas também do tipo de viagem que fará.
Por exemplo, uma mala com rodinhas não é a mais recomendada para fazer uma trilha. Da mesma forma que um mochilão não é o ideal para uma viagem rápida, que não vai exigir deslocamento para muitos destinos.
Inclusive, ao escolher um mochilão, se atente ao tamanho. É preciso que ele seja adequado ao seu corpo para não haver sobrecarga de peso nem lesões. Afinal, você, provavelmente, ficará com ele nas costas por um bom tempo, caso vá viver aventuras no meio do mato.
Outro ponto importante para avaliar no processo de escolha da mala ideal são as dimensões máximas permitidas, seja em ônibus, seja em avião ou carro. Em um ônibus, por exemplo, cada passageiro pode levar bagagens de até 30 kg no bagageiro.
Além disso, as dimensões máximas são de 100 cm de comprimento, 50 cm de largura e 60 cm de altura. No avião, caso não queira despachar, o máximo permitido é de 10 kg. Portanto, atente-se a esses requisitos para não ter gastos extras inesperados.
Além da bagagem principal, a bolsa de mão é indispensável. Afinal, é nela que você deve guardar os objetos de valor, que não podem ficar longe de você, e itens que precisam ficar mais acessíveis. Por exemplo, documentos, jóias, celular, dinheiro, lanches rápidos, entre outros itens.
Assim como a outra bagagem, a bolsa de mão também deve atender a algumas regras para viagens de avião ou ônibus. Portanto, confira todas elas antes de viajar.
3. Separe os itens antes de adicionar na mala
Após fazer a lista do que precisará na viagem e escolher a mala ideal, é o momento de separar os itens. Porém, não tire do guarda-roupa e já coloque tudo direto na mala. Deixe as peças, os sapatos e os acessórios separados para dar uma última verificada.
Dessa forma, você terá uma noção de tudo o que pretende levar. Além disso, verificará se há coisas repetidas e desnecessárias ou até mesmo faltando.
4. Aposte em kits organizadores
A organização é uma etapa muito importante e faz parte do processo de saber como arrumar a mala. Para isso, você pode contar com kits organizadores ou usar nécessaires, bolsas menores que a mala ou sacolinhas. O objetivo é separar e diferenciar cada item.
Por exemplo, você pode separar por categorias, como roupas de banho, produtos de higiene, camisas, roupas íntimas, entre outras. Cada peça ou acessório dentro da bolsa correspondente.
Assim, seus objetos não ficarão soltos dentro da mala nem difíceis de encontrar. Além disso, há algumas bolsas organizadoras que “comprimem” os itens, fazendo com que sobre mais espaço na mala.
5. Otimize espaços
Otimizar os espaços é também uma boa estratégia para garantir espaço dentro da mala. Você pode colocar objetos menores dentro de outros maiores. Por exemplo, meias dentro dos sapatos ou sutiãs (no caso de mulheres), cintos nas paredes da mala, entre outras formas.
Fazendo isso, os espaços que seriam utilizados pelas meias ou cintos enrolados ficam livres para colocar outra coisa. Portanto, ao montar a mala, pense nessa estratégia para conseguir levar mais objetos.
6. Saiba como levar as peças de roupas
Dobrar ou enrolar? Como levar as peças de roupas? Há algumas pessoas que preferem dobrá-las e outras enrolá-las. A segunda opção é a mais recomendada para quem deseja economizar espaço e não deixar as roupas marcadas.
Entretanto, é importante ter atenção a peças de malha, casacos, camisas sociais e paletós, que podem ficar amassados. Esses itens são os únicos que você deve evitar enrolar. Nesse caso, você pode aproveitar os kit organizadores para levá-los.
7. Seja racional na hora de escolher os calçados
Quem sabe como arrumar a mala entende que os calçados ocupam muito espaço. Por isso, uma das etapas mais difíceis é a escolha de quais levar para a viagem.
Aqui, é preciso ter o máximo de racionalidade possível. Isso porque, além de ocupar espaços na mala, os calçados também pesam muito.
Outro ponto importante é utilizar os kits organizadores para guardá-los. Assim, você evita que sujem a mala ou as suas peças de roupa.
8. Leve apenas produtos necessários
Os produtos de higiene e beleza são indispensáveis para uma viagem. Porém, será que é preciso levar embalagens maiores para passar alguns dias fora de casa?
Para ocupar menos espaços, você pode adquirir kits e preenchê-los com a quantidade suficiente. Ou então, é possível comprar mini produtos, que estão disponíveis em certas farmácias.
Além disso, alguns hotéis oferecem sabonetes, shampoo e condicionador. Caso você não se importe com isso, pode abrir mão de levar os seus de casa.
9. Coloque uma mala dobrável dentro da sua principal
Quando viajamos, principalmente para locais turísticos, sempre voltamos com lembrancinhas para amigos, família ou para nós mesmos. Pensando nisso, uma boa dica é levar uma mala dobrável.
Assim, você não vai precisar se preocupar em comprar uma de última hora ou em dar um jeitinho para caber tudo dentro da bagagem principal. Mesmo que não vá com o objetivo de fazer compras, a precaução é sempre bem-vinda.
10. Deixe um espaço sobrando
Uma última dica de como arrumar a mala é deixar um espaço vago, pois viajar com ela toda preenchida pode ser arriscado. Afinal, é preciso se precaver para certas eventualidades, como lembrancinhas que costumamos trazer ou uma compra não planejada.
Agora, você já sabe como arrumar a mala antes de viajar. Seguindo nossas dicas, sua viagem será mais tranquila e conseguirá levar tudo que precisa para seu destino. Além disso, não precisará se desdobrar para dar um jeitinho de encaixar itens extras.
Gostou dos nossos segredos para sobrar espaço na sua bagagem? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas saibam como arrumar a mala da melhor forma possível.