Conhecer o Vale do Paraíba é uma boa alternativa para quem busca passeios incríveis. Conheça mais sobre o turismo no Vale do Paraíba e veja como se programar.
O Vale do Paraíba é uma das regiões mais belas do Brasil. Com um alto potencial turístico, é o lugar certo para quem deseja ter uma boa experiência, vivenciando desde o litoral até a serra. Por isso, é fundamental fazer um roteiro adequado para aproveitar todas as oportunidades.
Como fazer isso? A resposta passa por identificar os seus objetivos e contemplar as diferentes cidades que integram a região. Dessa forma, você cria um pacote de turismo no Vale do Paraíba completo e que deixará qualquer pessoa satisfeita.
É isso que você quer? Então, leia este post e confira as nossas dicas. Afinal, não é todo lugar que oferece cidades com ar de interior, praia, centros turísticos religiosos e muito mais. Aproveite e saiba mais.
O Vale do Paraíba
O Vale do Paraíba é uma região localizada entre o leste do estado de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro. Ele abrange várias cidades que ficam na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira.
A localização do Vale do Paraíba é privilegiada devido à sua diversidade. As cidades também são importantes polos socioeconômicos e integram 6 circuitos turísticos. Eles são:
- Litoral Norte: abrange as opções de lazer no estado de São Paulo. No total, são mais de 180 praias, 110 trilhas, 420 cachoeiras e 138 mil hectares de Mata Atlântica preservada. Aqui, estão incluídas as estâncias balneárias de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião;
- Mantiqueira Paulista: é uma área de montanha, no qual o inverno é o destaque. As cidades têm muita natureza e são ricas em infraestrutura turística e gastronômica;
- Picos da Mantiqueira: oferece grandes altitudes e paisagens incríveis para quem tem espírito de aventura. Os municípios permitem praticar montanhismo, vôo livre e ecoturismo. Inclusive, é possível alcançar o ponto mais alto do estado de São Paulo;
- Religioso: esse circuito turístico oferece vários templos católicos para os fiéis, inclusive Aparecida. Ainda há outros santuários, seminários, igrejas e comunidades cristãs. Para quem preferir, há opções de turismo ecológico, histórico e cultural;
- Rios do Vale: é ideal para quem busca boa comida regional. Ainda oferece esportes radicais e muitas festas religiosas e pagãs. Também é possível ver casarões históricos;
- Vale Histórico: remonta à época colonial e do café. Traz belos conjuntos arquitetônicos, além de passeios culturais e históricos bastante tranquilos. O ecoturismo e a boa gastronomia também são atrativos.
Como você pôde perceber, o turismo no Vale do Paraíba tem passeios para todos os gostos e bolsos. Afinal, é possível passar por dois estados diferentes, que oferecem uma grande riqueza cultural, ecológica e histórica. Por falar nisso, as cidades do Rio de Janeiro que compõem a região são as seguintes:
- Barra Mansa;
- Barra do Piraí;
- Paraty;
- Itatiaia;
- Piraí;
- Pinheiral;
- Porto Real;
- Quatis;
- Rio Claro;
- Resende;
- Rio das Flores;
- Volta Redonda;
- Valença.
Por sua vez, o estado de São Paulo concentra a maior parte dos municípios do Vale do Paraíba. Eles são:
- Aparecida;
- Areias;
- Arapeí;
- Bananal;
- Cachoeira Paulista;
- Caçapava;
- Campos do Jordão;
- Caraguatatuba;
- Canas;
- Cruzeiro;
- Guaratinguetá;
- Cunha;
- Igaratá;
- Jacareí;
- Ilhabela;
- Jambeiro;
- Lagoinha;
- Lorena;
- Lavrinhas;
- Natividade da Serra;
- Monteiro Lobato;
- Paraibuna;
- Pindamonhangaba;
- Piquete;
- Potim;
- Redenção da Serra;
- Queluz;
- Santa Branca;
- Roseira;
- São Bento do Sapucaí;
- São José dos Campos;
- São José do Barreiro;
- São Luiz do Paraitinga;
- Silveiras;
- São Sebastião;
- Tremembé;
- Ubatuba;
- Taubaté.
As 51 cidades que formam o Vale do Paraíba fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Apesar de ela se estender até o sul de Minas Gerais, esse terceiro estado não integra a região.
História da região
O primeiro colonizador chegou ao local por volta de 1532. Era Martim Afonso de Sousa. Logo depois, o movimento dos bandeirantes se intensificou. No entanto, foi somente em 1628 que Maria de Sousa Guerra, neta de Martim Afonso de Sousa, doou terras entre Pindamonhangaba e Itanhaém.
Quem recebeu foi o bandeirante Jacques Félix. Esse foi o momento em que os portugueses começaram a se fixar no local. Em 1636, Jacques Félix recebeu a autorização para entrar no sertão de Taubaté e lá criou a Vila de São Francisco de Chagas de Taubaté, em 1645.
Essa mesma vila foi oficialmente fundada em 1680 pelo jesuíta Manuel de Leão. A partir de então, mais pessoas chegaram e ocuparam o local, abrindo roças. Em 1759, tornou-se uma aldeia, de nome São José da Paraíba.
Os bandeirantes expandiram sua atuação em busca de ouro. Com a queda na exploração, começou a cultura da cana-de-açúcar até chegar ao ciclo do café, um dos mais importantes da região.
O ápice da produção ocorreu entre 1850 e 1860. Nesse período, o Vale do Paraíba foi o local mais produtivo da Província de São Paulo e do Brasil Império. Então, surgiram os barões do café e a população aumentou devido ao número de escravos.
Conforme houve a decadência da produção — após a abolição da escravatura —, a atividade leiteira começou a se destacar. Esse foi o grande impulsionador da região até 1960. Depois disso, a prestação de serviços começou a se ampliar e muitas indústrias chegaram na região.
Nesse cenário e com a valorização do meio ambiente, o turismo no Vale do Paraíba ganhou importância. Especialmente, aquele voltado para as atividades sustentáveis. Afinal, a região tem muita história, cultura e beleza para mostrar.
Os principais destinos de turismo no Vale do Paraíba
As cidades da região são bastante atrativas e atendem a diferentes perfis de turistas. Isso porque é possível encontrar cidades interioranas e bucólicas, outras repletas de histórias e ainda há as litorâneas.
A Mata Atlântica preservada é outro atrativo. Especialmente, devido à grande diversidade de animais e plantas. O turista ainda vê matas, serra, pedras, mar e rios. Quer algo melhor?
Com todas essas possibilidades, a pergunta que fica é: quais são os principais destinos de turismo no Vale do Paraíba? A seguir, trazemos a lista completa. Confira!
Aparecida
Considerado o maior destino de turismo religioso no Brasil — e um dos principais no mundo —, Aparecida abriga o Santuário e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Localizada perto de Cunha, São José dos Campos, Paraty e Ubatuba, está em uma região estratégica.
Um dos seus destaques é a Passarela da Fé. Ela permite visitar a Basílica Velha e tem 392 metros de extensão. Os turistas também podem andar de teleférico. Ele liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro, que tem 83 metros de altura e 14 estações que relembram os passos de Cristo até o calvário.
Todo o passeio é feito em cabine fechada e a vista panorâmica passa por cima da Via Dutra. Portanto, é uma dica imperdível!
Vale a pena citar que Aparecida integra o chamado triângulo da fé. As outras cidades que o compõem são Cachoeira Paulista e Guaratinguetá.
Ilhabela
Localizada no litoral paulista, a cidade é conhecida por sua beleza. Na verdade, é uma ilha — daí vem o nome — que faz parte das estâncias balneárias do estado em conjunto com outros municípios.
Uma vantagem é a excelente infraestrutura. O município recebe investimentos da prefeitura, do governo estadual e até de iniciativas privadas. Por isso, várias festas também são realizadas por lá. Dentre elas, estão:
- Festival do Camarão, totalmente voltado para a gastronomia desse fruto do mar;
- Ilhabela in Jazz, que traz entusiastas do ritmo e da música instrumental;
- Semana Internacional da Vela, o maior evento náutico da América do Sul;
- XTerra Brazil, um evento itinerante de esportes outdoor. Nesse caso, Ilhabela já sediou duas vezes.
Ainda existem vários passeios de barco, trilhas, esportes aquáticos e cachoeiras. Para quem gosta de história e cultura, um lugar imperdível é o centro histórico, bastante charmoso.
Por sua vez, quem ama o mar precisa conhecer a Praia do Julião. Esse é um local paradisíaco, escondido e com um visual incrível! A areia é branca e fina, e a água é muito clara. Por isso, é perfeito para quem deseja criar uma lembrança única.
Outra praia paradisíaca é a de Castelhanos. Ela só é acessada de barco, jipe ou bicicleta. No final do percurso, você verá 1,5 km de areia clara e muita tranquilidade.
São José dos Campos
Perto da capital, está São José dos Campos. A cidade com mais de 700 mil habitantes está a apenas 90 km de São Paulo e tem muitos atrativos turísticos — além de uma vida bem agitada.
Por lá, o turista encontra parques, jardins, museus e tudo o que precisar. Um passeio imperdível é o Parque da Cidade. Seus jardins foram projetados por Burle Marx, um dos principais paisagistas brasileiros.
Ainda existe o Parque Natural Augusto Ruschi. Ele tem várias espécies de flora e fauna, como:
- bromélias;
- caneças;
- angico;
- cambarás;
- copaíbas;
- cedro-rosa;
- embaúbas;
- jacarandá;
- ipês;
- marmelinho;
- anfíbios raros;
- guaxinim;
- cachorro do mato;
- jaguatirica;
- paca;
- tucano-de-bico-verde;
- quati;
- veado catingueiro.
Na área cultural, algumas dicas são a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Museu de Arte Sacra. Outra opção é o Memorial Aeroespacial Brasileiro, que traz maquetes de aeronaves de produção nacional, aviões e mísseis das Forças Armadas e réplicas de foguetes.
Agora, se o seu objetivo é fazer um passeio tranquilo, o distrito de São Francisco Xavier é a melhor alternativa. Ele fica a 54 km do centro e fica perto da Serra da Mantiqueira. O local tem uma espécie de centrinho com muitos restaurantes e pousadas. Por lá, você também encontra as cachoeiras do Davo e do Pouso do Roncador, que contêm 7 quedas d’água.
Campos do Jordão
Muito famosa por ser a Suíça brasileira, Campos do Jordão é o local perfeito para quem ama o frio. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade tem toda a arquitetura com ares europeus e bucólicos. Por isso, é ideal para um passeio romântico, regado a vinho e chocolate quente.
Apesar disso, o verão também é uma boa estação e tem muitos atrativos na cidade. É possível visitar museus e ir aos jardins do Parque Amantikir. Ainda tem o passeio de teleférico, que leva ao Morro do Elefante.
O local fica na Vila Capivari e tem muitas chocolaterias, bares, lojas e restaurantes. Aliás, esse é o principal bairro da cidade e sedia o Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Entre os museus, o Felícia Leirner é um dos mais atrativos. Afinal, tem várias esculturas ao ar livre e festivais de música. Também tem o Palácio Boa Vista, com vários objetos de época e obras de artistas importantes, como Tarsila do Amaral, Anita Malfati e Di Cavalcanti.
Ubatuba
Outra cidade litorânea famosa é Ubatuba. Ela tem praias paradisíacas e as belezas da Serra do Mar e da Mata Atlântica. Alguns exemplos são:
- Praia da Enseada;
- Ilha Anchieta;
- Praia da Lagoinha;
- Praia do Engenho;
- Ilha das Couves.
Também há muitas trilhas e cachoeiras. Sem contar nos passeios de barco e prática de snorkel e stand up paddle. Uma das praias intocadas é a do Cedrinho. Apesar da pequena faixa de areia, tem um mar calmo e que permite fazer mergulhos.
Ainda vale a pena conhecer o Aquário de Ubatuba. Ele tem várias espécies de animais marinhos, répteis e aves.
Bananal
Tendo sido a cidade mais rica do Ciclo do Café, Bananal tem rios, cachoeiras, matas, flora e fauna preservados. Além disso, existem as fazendas do período colonial. Ainda preservadas, elas são abertas à visitação. Nelas, você vê móveis e utensílios da época para entender como era a vida dos moradores.
Itatiaia
Já no Rio de Janeiro, Itatiaia é o local ideal para descansar. No entanto, também é indicado para quem deseja praticar esportes radicais. Um passeio único é o Parque Nacional do Itatiaia, que foi fundado em 1937 e é a primeira reserva do Brasil.
Na cidade, está o pico das Agulhas Negras, com 2.800 metros de altitude. Também tem mirantes e quedas d’água. Já para quem prefere a gastronomia, pode aproveitar os belos restaurantes com vinho, fondue e lareira.
Dicas para organizar um bom roteiro de viagens
Agora que você conheceu os principais destinos de turismo no Vale do Paraíba, que tal ver algumas dicas para organizar um bom roteiro de viagens? A seguir, listamos algumas recomendações. Confira!
Defina o objetivo da viagem
Comece pensando no que o turista deseja fazer. Será um passeio em família? Um mochilão? O estilo é aventureiro? Ou a preferência é por tranquilidade? Pense em todos esses aspectos e considere, os lugares que devem ser conhecidos e o tempo de permanência no local.
Delimite o orçamento disponível
Veja quanto de dinheiro está disponível e o total de dias que se espera viajar. As duas variáveis são interligadas. Além disso, é importante considerar o tipo de viagem que será feito. Por exemplo, se desejar ficar nos melhores hotéis e ir aos restaurantes mais conhecidos, o custo será mais elevado.
Uma dica é calcular os gastos por pessoa e por dia. Assim, todo mundo sabe quanto será possível desembolsar, em média, em cada passeio. Essa também é uma forma de já se preparar para os passeios que fará.
Escolha a melhor época para o destino
Como vimos, o Vale do Paraíba tem destinos turísticos para todos os gostos. Por isso, existem diferentes épocas boas para viajar. Nesse momento, vale a pena considerar todos esses aspectos antes de decidir a data certa.
Considere como estará o clima e qual é a probabilidade de chuva. Por exemplo, Campos do Jordão é mais procurada no inverno. Por sua vez, é mais cara neste período. Para as cidades litorâneas, a alta temporada é o verão.
Para economizar, é possível buscar um meio-termo. Por exemplo, ir para Ilhabela em março é uma forma de aproveitar sem gastar tanto.
Defina e forma de locomoção
Avalie como viajará. O meio de locomoção pode facilitar ou atrapalhar sua viagem e ser até um gasto muito significativo. Uma boa ideia é se deslocar de ônibus. Esse meio de transporte é econômico e você nem precisa se preocupar com gastos extras — já pensou em ter que trocar um pneu de forma inesperada?
Por isso, o ônibus ajuda a aproveitar mais. Você deixa de ter amarras e consegue fazer todos os passeios que desejar. Basta chamar um táxi, um motorista de aplicativo ou até mesmo alugar um automóvel.
Escolha a hospedagem
Por fim, analise a hospedagem. Busque hotéis, locais pelo Airbnb, hostels etc. Tudo depende do seu estilo e do seu orçamento. Considere todos os prós e os contras de cada uma das alternativas.
Por exemplo, o hotel traz comodidade e privacidade. Porém, é mais caro. Em um Airbnb, você tende a economizar e/ou pode ficar em um lugar melhor. No entanto, terá que fazer tudo ou pagar para comer em restaurantes. Então, avalie todos esses aspectos.
O planejamento da viagem de ônibus
O ônibus é a melhor opção para viajar e fazer turismo no Vale do Paraíba. Para se planejar, você precisa encontrar uma empresa que atende a região e fazer a reserva das suas passagens.
Nesse cenário, busque as melhores ofertas e compare com as empresas mais seguras e que ofereçam os melhores ônibus. Essa análise de custo-benefício ajuda a tomar a sua decisão.
Além disso, veja se a empresa oferece um aplicativo. Geralmente, há menos taxas. Assim, você compra as passagens por um valor mais atrativo. Dessa forma, você aproveita o Vale do Paraíba sem muitos gastos e com o máximo de tranquilidade.
Então, gostou dessas dicas e quer receber outras? Siga as redes sociais da Pássaro Marron: Instagram, LinkedIn, Facebook, Spotify e YouTube.