O paradisíaco litoral brasileiro é um dos principais destinos de lazer, principalmente durante os dias quentes do verão. No entanto, atentar-se à segurança na praia é um fator indispensável para viver dias memoráveis de forma responsável e produtiva.
Os riscos em uma praia são inúmeros e mesmo naquelas consideradas mais tranquilas, como algumas em Ubatuba, os acidentes sempre acontecem. Por essa razão, adotar medidas para garantir a proteção é fundamental para uma viagem livre de transtornos.
Neste conteúdo, trouxemos dicas básicas para preservar você, familiares, turistas e amigos durante os dias de lazer. Continue a leitura e veja como manter a segurança na praia e a importância de ter atenção a esse fator.
Como manter a segurança na praia e evitar acidentes?
A variação da maré, correnteza forte, profundidade e outros fatores comuns em muitas praias são um risco intenso à vida. Entrar no mar sem observar essas questões pode causar acidentes graves, com potencial de lesões permanentes ou até a morte.
Nesse sentido, investir na prevenção e medidas de segurança é indispensável para evitar acidentes, independentemente da praia. Essa é a melhor maneira para aproveitar um passeio sem transtornos e ainda garantir a proteção de todos os presentes.
Veja quais as principais dicas para promover a segurança na praia:
Respeite as sinalizações colocadas pelos salva-vidas
As praias mais movimentadas sempre contam com a presença de profissionais salva-vidas, que instalam sinalizações para o turista. É fundamental, antes de tudo, analisar quais são as regulamentações e orientar a todos que as respeitem rigorosamente.
Procure nadar em áreas supervisionadas por salva-vidas
Os salva-vidas são profissionais qualificados para prestar socorro em caso de afogamento e acidentes, sempre presentes nas praias. Para aumentar a proteção dos turistas, oriente a todos a nadar próximos a eles e evitar se afastar da orla.
Evite praias com correntes fortes ou onde não haja suporte
As praias com ondas e correntes fortes são onde os acidentes e afogamentos mais acontecem, por isso, é preciso evitá-las — principalmente quando não há o suporte de profissionais salva-vidas, situação que eleva ainda mais os riscos aos turistas.
Conheça o significado das bandeiras de segurança na praia
A maioria das praias conta com um sistema de sinalização para demonstrar o nível de risco que o mar oferece. Portanto, você precisa saber o que significa e orientar a todos sobre as condições e limitações para garantir a segurança.
As sinalizações acontecem em bandeiras coloridas, veja o quais são e o que indicam:
- bandeira vermelha: indica que o mar é agitado, perigoso para nadar;
- bandeira amarela: indica que o mar apresenta correntezas moderadas;
- bandeira verde: indica que o mar apresenta poucos riscos.
Não subestime as correntes de retorno
A corrente de retorno é um fenômeno que acontece quando há o encontro de duas correntes laterais e uma que puxa em direção ao mar. Geralmente, ela é mais forte e leva a pessoa para o alto mar, portanto, tenha atenção redobrada.
Evite nadar sozinho ou embriagado
O consumo de bebidas alcoólicas na praia é comum, porém, é essencial orientar a todos para evitar excessos. Entrar no mar embriagado é uma prática perigosa que aumenta os riscos de afogamento e acidentes, inclusive fatais.
Atente-se às condições meteorológicas
Antes de sair do hotel, faça uma pesquisa sobre a previsão do tempo no dia — avalie também se a maré está alta ou baixa. É interessante programar o passeio para dias ensolarados e com um mar calmo para contribuir com a segurança de todos.
Oriente as crianças sobre os perigos do mar
Os pequenos merecem atenção exclusiva e especial, principalmente quando estão na praia, em que os riscos são altos. Assim, oriente sobre os perigos e em nenhuma hipótese permita que as crianças nadem sem a supervisão de adultos.
Lembre-se sempre que a segurança vem em primeiro lugar e é uma responsabilidade de todos, especialmente de quem organiza o passeio. Dessa forma, não perca a atenção em nenhum momento para que a viagem seja perfeita em todos os momentos.
Como percebemos, algumas ações simples são essenciais para manter a segurança na praia e evitar riscos graves. Portanto, adote sempre a prevenção e fique de olho para garantir um passeio seguro, responsável e com muita descontração.
Gostou das dicas? Continue acompanhando as novidades e conteúdos sobre turismo e diversos outros temas de forma prática e confortável. Assine a nossa newsletter e receba periodicamente informações relevantes no seu e-mail!