Você já pensou em visitar São José do Barreiro? Se sua resposta for não, precisa reconsiderar sua opinião. A cidade é pequena, mas tem muitos destinos turísticos para visitar. Inclusive, é o principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Por isso, na hora de viajar para o interior de São Paulo e fazer turismo no Vale do Paraíba, inclua essa cidade no seu roteiro.
Além disso, existem outros motivos para fazer esse passeio. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra cinco lugares no município que vale a pena conhecer.
Onde fica o município de São José do Barreiro
O município de São José do Barreiro fica no interior de São Paulo, especificamente no Vale do Paraíba. É uma das estâncias turísticas reconhecidas pelo governo estadual e faz limite com as cidades paulistas e fluminenses de:
Em relação à capital, São Paulo, a distância é de 268 km. Já no que se refere à cidade do Rio de Janeiro, a distância é de 212 km.
Com 3.853 pessoas, segundo dados do IBGE, o município tem várias festas tradicionais reconhecidas na região. Elas já são um atrativo, mas a natureza é um espetáculo à parte.
Além de ser o principal acesso à Serra da Bocaina, tem várias cachoeiras, trilhas ecológicas e destinos históricos. Inclusive, você pode se hospedar em uma das antigas fazendas de café, que viraram hotéis e pousadas.
Assim, vivencia uma experiência incrível de voltar no tempo e ver São José do Barreiro em toda sua imponência da época da cafeicultura paulista.
5 lugares para conhecer em São José do Barreiro
1. Cachoeira Santo Isidro
Um dos lugares imperdíveis em São José do Barreiro é a Cachoeira Santo Isidro. Situada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, tem 80 metros de altura, oferecendo uma paisagem linda.
Para chegar ao local, é preciso fazer uma trilha que passa pela mata nativa. O nível de dificuldade é de baixo a moderado, e o trajeto dura cerca de 45 minutos de caminhada. Depois, é só se refrescar e aproveitar.
2. Cachoeira das Posses
Outra cachoeira que precisa estar no seu roteiro de viagens é a das Posses. Ela também está localizada na Serra da Bocaina, mas tem características diferentes da Santo Isidro. Isso porque tem corredeiras e poços d’água para você aproveitar e relaxar.
Ela tem aproximadamente 30 metros de altura e é uma das mais belas do parque, ainda que seja mais afastada. A trilha é de cerca de 7 km e você pode ver até araucárias. Por isso, o trajeto demora por volta de 4 horas.
3. Fazendas históricas
São José do Barreiro foi uma cidade importante na cafeicultura paulista. Com isso, preserva muito de sua história, especialmente as fazendas históricas.
Boa parte das construções integrou o Ciclo do Café, tendo mais de 200 anos de história. Por isso, vale a pena conhecer. Entre elas, os destaques são as Fazendas da Barra e São Francisco.
A primeira oferece visitas guiadas e day use, para você aproveitar o dia descansando. Ela foi construída no século XIX e integra rios, cachoeiras e matas. Por isso, atualmente investe no turismo ecológico, rural e histórico.
Já a Fazenda São Francisco é a mais antiga de São José do Barreiro e também oferece visitas guiadas, além de passeios a cavalo e hospedagem na casa-sede. As refeições estão inclusas e o passeio já recebeu cinco vezes o título Travelers’ Choice.
4. Parque Nacional da Serra da Bocaina
Um dos principais atrativos de São José do Barreiro é a Serra da Bocaina. O parque de mesmo nome está inserido na Serra do Mar e tem paisagens lindas. Ao visitá-lo, você poderá praticar esportes, fazer trilhas e desvendar as cachoeiras, como as já apresentadas.
Nessa parte alta do parque nacional, também há picos e mirantes. No passeio, você poderá fazer o Caminho de Mambucaba, a trilha do ouro mais famosa.
5. Igreja Matriz de São José
Ao passar pela cidade, mesmo que prefira os passeios ecológicos, aproveite para dar uma passadinha na Igreja Matriz de São José. Histórica, ela foi construída em 1881 com uma bonita arquitetura, abrigando vitrais e imagens sacras.
Localizada no centro, essa é a oportunidade perfeita para você experimentar a culinária local. Afinal, os restaurantes do município têm pratos regionais saborosos, bem ao estilo caipira.
Formas de chegar a São José do Barreiro
As formas de chegar a São José do Barreiro são variadas, mas a melhor é a partir do centro de São Paulo, utilizando a rodoviária. Há vários motivos para viajar de ônibus, mas alguns deles são:
- custo-benefício ótimo;
- possibilidade de parar em mais de uma cidade;
- não precisa se preocupar com manutenção do veículo e abastecimento;
- oferece conforto e segurança;
- abundância de horários disponíveis.
Nesse caso, você pode pegar uma das linhas regulares entre São Paulo e Guaratinguetá, e dessa cidade para São José do Barreiro.
Ainda existe uma linha direta entre Terminal Tietê, em São Paulo, a Bananal. Todas as opções são da Pássaro Marron.
Outra alternativa é sair do Rio de Janeiro e chegar a Bananal. Assim, você utiliza a linha regular Bananal – Guaratinguetá, que chega à cidade histórica. O mesmo processo pode ser feito saindo de Belo Horizonte e chegando em Aparecida do Norte.
De toda forma, a Pássaro Marron é a escolha certa. Isso porque tem uma frota atualizada e segura, com motoristas capacitados.
Com conforto e segurança, você pode ter tranquilidade para viajar para São José do Barreiro e curtir o passeio sem se preocupar com nada além do seu roteiro.
Gostou de ver as opções e quer saber mais? Siga os perfis da Pássaro Marron nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.