Imprevistos podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, inclusive quando há uma viagem marcada. Por essa razão, perder ônibus é algo comum e que sempre provoca situações desagradáveis e atrasos para chegar ao destino.
Mesmo diante de toda tensão no momento, você não precisa se preocupar, uma vez que existem meios práticos para resolver a situação. Isso sem ter prejuízos para o seu bolso ou transtornos severos, exigindo apenas a reorganização da sua agenda.
Se você passou por esse momento de aperto e deseja saber como buscar soluções, trouxemos informações úteis para ajudar! Continue a leitura e saiba o que fazer ao perder ônibus e quais são os seus direitos.
Qual a validade de uma passagem de ônibus?
A validade das passagens são determinadas pela Lei número 11.975/2009 para trajetos intermunicipais e interestaduais. Trata-se de um fator relevante que deve ser observado sempre que houver necessidade de remarcação do bilhete.
No caso das viagens interestaduais, a validade da passagem é de até 1 ano após a emissão do bilhete. Nesse caso, a empresa pode cobrar uma taxa de até 20% para remarcar o embarque para uma nova data.
Já nas viagens intermunicipais, a validade da passagem segue as regras da própria empresa, ou seja, não há especificação geral. Cada viação define o procedimento em caso de perda ou atrasos, que devem ser claros a todo cliente.
Como é a remarcação de passagens?
Quando uma pessoa se atrasa e perde o embarque, a principal alternativa para recorrer é a remarcação da passagem. Consiste na oportunidade para reagendar a data e hora da sua viagem e, assim, evitar possíveis prejuízos e transtornos.
Para remarcar, basta entrar em contato com a empresa, portando seus dados pessoais e os detalhes da passagem. Utilize os canais presenciais, diretamente na rodoviária, ou o atendimento pela internet e telefone para realizar o procedimento.
Sempre observe o prazo de validade e regras da empresa para efetuar a remarcação sem transtornos. O reembolso é possível apenas quando o cliente cancela com antecedência, por isso, ao perder ônibus, também perde esse direito.
É possível emitir uma segunda via?
Diante de uma rotina quase sempre acelerada e repleta de compromissos, também é natural perder o ticket de passagem. Independentemente se a passagem for digital ou física, não se preocupe, afinal, é possível emitir a segunda via sem complicações.
Geralmente, para emitir uma nova via do ticket de passagem, é preciso procurar a empresa e informar seus dados. Seja no guichê, seja em outro canal de comunicação, você terá o novo bilhete com agilidade, mas atente-se ao prazo.
O que fazer se perder ônibus?
Trânsito, problemas de saúde e outros contratempos são razões que levam a perder ônibus. Não estar presente na hora do embarque é algo que pode acontecer, portanto, você deve procurar imediatamente a empresa e informar sobre sua situação, para solicitar a remarcação.
Entenda como é o procedimento, regras e pense em uma nova data e horário para remarcar o embarque. Após oficializar tudo, tenha atenção para se programar com antecedência e garantir que não perderá o ônibus novamente.
Por que comprar passagens em empresas confiáveis?
A confiabilidade da empresa de ônibus é essencial para ter assistências precisas em caso de qualquer problema. Trata-se da garantia de viajar com segurança e com uma parceria que busca sua satisfação e experiência positiva.
Por esse motivo, sempre avalie bem as empresas antes de comprar uma passagem, sejam destinos intermunicipais, sejam interestaduais. Além de contar com um atendimento pontual, será possível fazer uma viagem confortável e tranquila.
Na Pássaro Marron, você tem a melhor estrutura para viajar de ônibus sem transtornos e com um atendimento personalizado. Fundada em 1935, oferece processos modernos, transparentes e com condições especiais para promover sua satisfação.
Além de uma frota nova, com Wi-Fi, USB individual e outros diferenciais, os canais de atendimento são diversificados. Você pode comprar pelo aplicativo Pássaro Marron, site e ter um atendimento prático, inclusive se perder ônibus.
Os processos são simples para evitar transtornos, sobretudo com o embarque por QR Code, que elimina burocracias. A melhor opção para comprar suas passagens e ter uma experiência de viagem incrível, de ponta a ponta.
Portanto, perder ônibus é algo que pode ser resolvido com ações simples, sem ter grandes transtornos. Então, não deixe de buscar soluções para conseguir reagendar sua viagem e atender seus compromissos com tranquilidade.
Curtiu o conteúdo? Agora que viu o que fazer ao perder ônibus, não ignore a oportunidade de conhecer a melhor empresa para viajar! Acesse o site da viação Pássaro Marron e confira todos os destinos para viajar com conforto e segurança!