As cachoeiras no Vale do Paraíba são incríveis, mas antes de conhecer detalhes sobre elas, veja outros pontos da região do interior de São Paulo que também merecem destaque.
Nessa região, as montanhas localizadas na Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina entregam passeios deslumbrantes. Além disso, o litoral oferece praias lindas, situadas na costa norte de São Paulo.
Portanto, não faltam opções de lazer pelo Vale do Paraíba para todos os gostos. Portanto, por que não melhorar ainda mais o roteiro de lugares incríveis e explorar outros locais?
Estamos falando das cachoeiras no Vale do Paraíba. Uma oportunidade de se conectar ainda mais com a natureza, além de aproveitar áreas fascinantes.
Conheça algumas delas para incluir no seu guia de visitas acompanhando este artigo. Continue a leitura!
As melhores cachoeiras no Vale do Paraíba
As cachoeiras entregam muita beleza, mas também são ótimas escolhas para ter contato com a natureza, recarregar as energias, relaxar e desconectar do mundo.
Para você que vai visitar o Vale do Paraíba, já pode incluí-las no roteiro. Confira as melhores opções!
Cachoeira do Pimenta
A primeira da lista é a Cachoeira do Pimenta, localizada no interior de São Paulo, na cidade de Cunha. Ela é considerada uma das mais belas da região e recebe muitas visitas de turistas, principalmente feriados e finais de semana.
É possível avistá-la por meio da estrada de acesso, já que são mais de 70 metros de altura, além de diversas quedas d’água que formam piscinas naturais. Por isso, é possível aproveitar as suas duchas e também as áreas ótimas para nadar.
Para chegar ao local, a dica é seguir pela Estrada do Monjolo. Ela oferece 2 km em asfalto e 10 km em terra, que não tem as melhores condições, mas é possível passar por ela sem transtorno. A paisagem no trajeto servirá de uma bela companhia, que já valerá a pena.
Chegando ao local, você tem duas opções: deixar o carro e seguir por uma trilha com diferentes acessos à cachoeira do Pimenta, ou continuar de carro até a usina hidrelétrica desativada. Vale lembrar que há estacionamento nas duas passagens.
No local, você encontra lanchonete, mas também pode aproveitar bem o gramado para realizar um piquenique com uma paisagem incrível.
Cachoeira do Bracuí
A segunda da lista de cachoeiras no Vale do Paraíba é a do Bracuí, localizada em Bananal, São Paulo. Para chegar ao local, o trajeto é realizado por trilhas, com cerca de uma hora de caminhada por dentro da Mata Atlântica.
A cachoeira do Bracuí oferece uma borda infinita com uma paisagem espetacular para a Baía de Angra dos Reis. Ela tem um grande volume de água, com cinco quedas e uma reserva incrível perfeita para nadar.
O acesso à cachoeira fica em uma área privada, na Pousada do Rio Mimoso. É por lá que saem as trilhas para o Mirante e o Rio Mimoso.
No entanto, para chegar ao local a partir de Bananal, basta pegar a rodovia SP – 247 e seguir as placas turísticas disponíveis no trajeto. Ao todo, são 38 km de estrada, sendo 27 km de estrada asfaltada e 11 km pré-asfaltada.
Chegando ao final, você encontrará uma bifurcação e pegará o caminho da esquerda. Após, à direita, terá um gramado para estacionar o carro.
Assim que passar pela porteira, você verá algumas placas para as trilhas do Rio Mimoso e Bracuí. Caminhando por uma pequena estrada à direita, você encontrará a trilha do Mirante.
Diferente da cachoeira do Pimenta que você encontra lanchonete no percurso, a do Bracuí não oferece local para comer, portanto, levar lanche e água é fundamental.
Cachoeira do Paraitinga
Na lista de cachoeiras no Vale do Paraíba não poderia faltar a Paraitinga, que fica localizada no bairro dos Macacos, a 30 km do centro de Silveiras. Ela oferece uma queda d’água que chama muita atenção, além de corredeiras de bastante força.
Vale o alerta para os dias chuvosos, já que ocorre um aumento de volume de água do rio e pode ser arriscado fazer um passeio no local.
A cachoeira tem uma reserva rasa, em sua maioria, e um fundo de areia propício para banho. O local é indicado para levar a família toda, inclusive crianças.
Alguns poços existentes por lá foram esculpidos pela própria água e são ótimas opções para relaxar, mas é recomendado apenas para adultos.
Para ter acesso ao local é preciso percorrer 7,5 km de estrada, começando no bairro dos Macacos. Não há mistérios no trajeto, é muito fácil o acesso e o caminho é tranquilo.
Inclusive, é uma ótima opção ir a pé para quem curte desafios. Entretanto, caso você seja a favor do carro, saiba que por lá você encontra estacionamento.
Cachoeira do Veado
É uma das mais belas cachoeiras no Vale do Paraíba e fica no Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizado em São José do Barreiro.
Ela oferece três quedas d’água. Uma delas é considerada perigosa e, para acessá-la, é necessário o uso de cordas.
Entretanto, a que apresenta uma queda mais baixa não traz riscos. Como a cachoeira fica localizada bem próxima à Trilha do Ouro, quem passa por lá acaba fazendo uma visita ao local.
Para acessar a região é preciso passar pela portaria do parque das 6h às 16h, mas é indicado que chegue ao local antes das 15h para alcançar o primeiro ponto de apoio ainda com a luz do dia.
Os veículos podem ser estacionados na portaria e o restante do percurso deve ser feito a pé. Além disso, é fundamental ter uma autorização prévia para pernoitar no parque. Lembrando que essa orientação também serve para a travessia da Trilha do Ouro.
Cachoeira do Desterro
A última da lista de cachoeiras no Vale do Paraíba é a Desterro. Ela fica localizada em Cunha, São Paulo. Para acessá-la, é preciso entrar em uma propriedade privada, mas não há nenhum tipo de cobrança.
Entretanto, vale ressaltar que por lá você terá apenas o passeio em um local incrível, mas sem nenhuma infraestrutura quando o assunto é turismo. Portanto, leve água e comida. No local, você encontrará as duas quedas d’água que alcançam 12 m e uma piscina natural incrível para nadar e relaxar.
Para chegar à cachoeira do Desterro, é preciso seguir pela Estrada do Monjolo. Ela tem 2 km em asfalto e 7 km em terra, até que você chegue ao seu destino. É possível deixar o carro estacionado sob o bambuzal e, após, seguir a pé pela trilha com cerca de 300 m.
Curtiu as sugestões sobre as cachoeiras no Vale do Paraíba? A viagem é perfeita para fazer com amigos, familiares e até mesmo se aventurar sozinho. Não deixe de seguir nossas dicas!
Siga o Pássaro Marron nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas interessantes sobre diferentes lugares pelo Brasil. Acesse: Facebook, Instagram, LinkedIn, Spotify e YouTube.