Imprevistos acontecem, inclusive antes e durante as viagens. Por isso, antes de realizar a compra da passagem de ônibus, é essencial saber como funciona a troca e devolução.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por toda a regulamentação do transporte rodoviário, garante as normas para o reembolso e troca de passagens. Essas informações são fundamentais para qualquer viajante.
Nessa área, as especificidades vão depender de cada empresa. No entanto, na Resolução 4.282/2014 da agência, você consegue entender quais são seus direitos gerais em relação à passagem de ônibus.
Foi essa mesma Resolução que definiu o prazo de validade das passagens, que atualmente tem limite de um ano, a contar da primeira data de emissão. Porém, para conseguir usufruir desse tempo completo, também é necessário se atentar ao tempo limite de troca de passagens ou remarcação da viagem.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura do artigo e descubra tudo sobre a troca e devolução de passagens para não comprometer sua viagem de ônibus. Acompanhe!
Troca e devolução de passagens
Entenda a seguir como realizar cada demanda para passagens de ônibus:
Remarcação e troca
Para remarcar ou trocar sua passagem, é possível fazer a alteração sem incorrer em multa até 30 minutos antes do horário de partida agendado.
Porém, se a mudança ocorrer com menos de 30 minutos antes da partida ou até 24 horas após o horário inicialmente programado, será aplicada uma multa de 20% sobre o valor da tarifa. Esta medida visa equilibrar a flexibilidade do passageiro com os custos administrativos.
Após 24 horas do horário originalmente agendado, perde-se o direito à passagem. Portanto, é essencial planejar mudanças com antecedência para evitar custos adicionais e garantir uma experiência de viagem tranquila.
Devolução e reembolso
Assim como a remarcação, os pedidos de reembolso, cancelamento ou devolução das passagens devem ser feitos até três horas antes do momento de embarque.
Para solicitações após esse período, a empresa não tem a obrigatoriedade de aceitar. Além disso, uma passagem já remarcada não pode ser cancelada.
Em caso de reembolso, as empresas de ônibus podem reter 5% do valor pago. Vale ressaltar que o pagamento do reembolso depende do fluxo bancário do passageiro. Por exemplo: de sete a dez dias úteis para compra no débito, após a confirmação do cancelamento. No crédito, é de uma a duas faturas, após a confirmação do cancelamento.
Caso o reembolso não seja aceito, a remarcação de passagens pode ser aprovada. Dessa forma, você tem o direito de remarcar sua passagem para um melhor momento, desde que seja dentro do um ano de validade.
Assim, se você perdeu seu ônibus, vá até o guichê e reagende sua viagem para o próximo horário disponível que esteja conforme sua própria disponibilidade e desejo. Vale destacar que a retenção de 20% do valor da passagem pode ser cobrada, conforme as normas de cada empresa.
Transferência da passagem
É possível transferir a passagem para outra pessoa? A resposta é sim. Conforme as informações da ANTT, a transferência de passagens é permitida, mas somente até 1 hora de antecedência do embarque. Após o prazo, tem-se apenas a opção de remarcação.
A troca de titulares deve ser realizada no guichê da empresa de ônibus. Nesse momento, é necessária a apresentação do documento de identidade do passageiro que vai ceder a passagem e daquele que a receberá.
Além disso, em viagens interestaduais, a apresentação de um documento com foto é obrigatória, tornando necessário a apresentação do documento do passageiro que receberá a passagem também.
Como realizar a remarcação ou troca de passagens pela Pássaro Marron?
Oferecemos diversas opções para tornar o processo de remarcação ou troca de passagens o mais conveniente possível para você. Abaixo, destacamos as diferentes maneiras de realizar essa operação.
Compras nos totens e bilheterias
Compareça pessoalmente em uma de nossas bilheterias e solicite a troca de horário e data.
Compras no site e aplicativo
Você poderá trocar sua passagem online ao acessar seu histórico de compras até 30 minutos antes do horário da viagem. Caso ultrapasse esse tempo, dirija-se a uma de nossas bilheterias e solicite a troca.
Compras em sites parceiros
Se você comprou uma passagem em sites parceiros, a remarcação da passagem poderá ser realizada até 3 horas antes do horário do embarque, por meio do site ou aplicativo do parceiro.
Com menos de 3 horas ou em até 30 minutos antes do horário de embarque, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente, ou pelo número 0800 285 3047, para solicitar a remarcação sem cobrança de multa.
Com menos de 30 minutos antes ou em até 24 horas após o horário da viagem, compareça pessoalmente a uma de nossas bilheterias e solicite a troca de horário e data, com cobrança de multa 20% sobre o valor da tarifa.
Com o conteúdo apresentado, você sabe o que fazer quando precisar remarcar ou cancelar sua viagem de ônibus, aproveitando para remarcar sua passagem e adaptar o roteiro.
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