Talvez você nunca tenha ouvido falar em Brazópolis. Porém, a cidade mineira tem muito a oferecer. Especialmente, para quem gosta de natureza, aventura e boa comida.
Com belas paisagens e estrategicamente localizada perto de Campos do Jordão e Gonçalves, em São Paulo, a cidade é pequena e montanhosa. Apesar disso, precisa estar no seu roteiro turístico e, aqui, você vai entender os motivos, como permitir viajar gastando pouco.
Neste conteúdo, vamos apresentar cinco lugares imperdíveis para conhecer em Brazópolis. Assim, você saberá por que a cidade é um destino indispensável. Continue a leitura!
A cidade de Brazópolis
Brazópolis é uma cidade de Minas Gerais, localizada na microrregião de Itajubá. Tem uma população estimada pelo IBGE de 14.364 pessoas, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,692.
Além disso, uma característica interessante é que fica apenas a 60 km de Campos do Jordão e a 49 km de Gonçalves. Por isso, está situada em um complexo turístico.
A história da cidade remonta ao século 17, quando os bandeirantes procuraram jazidas de ouro e pedras preciosas na região. Chegou a pertencer ao município de Vila Rica, atual Ouro Preto. Após, passou a ingressar São João del-Rei.
Nesse período, a área onde fica Brazópolis era conhecida como Sertão do Cuieté. Ainda foi pertencente aos municípios de Campanha, Pouso Alegre, Itajubá e São José do Paraíso, atualmente Paraisópolis.
Em 1901, o distrito e freguesia de São Caetano da Vargem Grande se separou de Itajubá, ao qual havia sido integrado novamente. Essa autonomia mudou o nome para Vila Braz, em 1909.
Essa foi uma homenagem ao político estadual Francisco Braz Pereira Gomes, natural da região e pai do ex-presidente Venceslau Brás. Assim, em 1923, a Vila Braz foi alçada à categoria de cidade e ganhou o nome de Brazópolis.
Próxima à Serra da Mantiqueira, a cidade tem clima agradável e ameno. Além disso, oferece várias manifestações culturais e festas ao longo dos anos, proporcionando muita diversão e costumes locais. As principais são:
- carnaval;
- Corpus Christi;
- Semana Santa;
- Folia de Reis;
- Romaria de Santa Cruz, bastante tradicional.
Ainda tem um patrimônio arquitetônico incrível, que representa a história da região, principalmente, do século 19. Portanto, esse é um passeio que pode ser feito em qualquer época do ano.
5 lugares para conhecer em Brazópolis
Os 5 lugares para conhecer em Brazópolis são:
1. Observatório do Pico dos Dias
O Observatório do Laboratório Nacional de Astrofísica está no Pico dos Dias, a 1.864 metros de altitude. O local é o maior centro de pesquisas astronômicas do país e conta com três telescópios.
O local permite a visitação de março a outubro, mediante agendamento. O contato é feito pelo telefone (35) 3641-1373 ou pelo e-mail brazopolis@brazopolis.mg.gov.br.
2. Mirante Vó Cotinha
Criado para oferecer uma rampa de voo livre, o Mirante Vó Cotinha se tornou um ponto turístico importante. O local já sediou campeonatos de parapente e asa delta. Também tem camping e permite a realização de eventos.
No total, tem 5 rampas de voo, para os ventos:
- oeste;
- sudoeste;
- norte;
- noroeste;
- leste.
Além disso, tem a mata nativa preservada e conta com pássaros e animais silvestres. O mirante fica no distrito de Bom Sucesso, na mesma estrada de acesso ao Observatório do Pico dos Dias.
3. Alambique/Restaurante da Eloá
Se você busca uma cachaça artesanal e comida tipicamente mineira, feita no fogão a lenha, o Alambique/Restaurante da Eloá é o lugar ideal. Localizado no Bairro Luminosa, a região atrai peregrinos de todo o Brasil devido à rota do Caminho da Fé e Caminho Frei Galvão.
Mais do que a parte religiosa, você pode aproveitar a gastronomia do restaurante, que tem uma comida simples e gostosa. Além disso, se quiser, pode levar uma bebida artesanal para casa, para se lembrar da visita.
4. Cicloturismo Caminhos da Mantiqueira
O cicloturismo Caminhos da Mantiqueira é um projeto que demarcou três trilhas de ciclismo em Brazópolis e outros municípios da região. No total, há 39 caminhos a percorrer, com dificuldade média, baixa ou alta.
Cada um dos trajetos tem um marco zero. Ali, você vê informações da trilha e dos municípios. Também é possível baixar em QR code para fazer o caminho de maneira autoguiada. De toda forma, essa é a oportunidade de contemplar a natureza e fazer contato com os moradores locais.
5. Pesqueiro Piraquara
Quem gosta de comer peixe, nem precisa ir ao litoral e conhecer as mais belas praias de Ubatuba. No Pesqueiro Piraquara, em Brazópolis, você tem essa opção! É possível pescar nos sete lagos disponíveis. Um deles é exclusivo para a prática esportiva e tem:
- pintados;
- dourados;
- tilápias;
- cacharas;
- matrinchãs;
- piaus;
- catfishes;
- pacus.
Para a família, há duas piscinas com água tratada e mais duas com água corrente. Elas oferecem várias facilidades, como:
- escorregadores;
- cascatas;
- área de churrasco;
- amplo estacionamento;
- redes para descanso nos quiosques;
- playground;
- restaurante self-service com comida caseira feita no fogão a lenha;
- bar com bebidas, porções e jogos.
Ou seja, esse é um passeio para toda a família, que garante muita diversão. Portanto, descubra, a seguir, como chegar até a cidade.
Como chegar a Brazópolis?
Para chegar a Brazópolis, você pode optar por carro ou transporte rodoviário intermunicipal. A estrada utilizada depende do seu ponto de partida. De toda forma, a opção mais barata, segura e prática é o ônibus.
Ao escolher essa alternativa, você precisa apenas ir à rodoviária e comprar a passagem. Ou seja, você não tem preocupações com abastecimento, manutenção ou quantidade de bagagem.
Especialmente, se viajar de ônibus com uma empresa confiável e reconhecida no mercado, como a Pássaro Marron. Com nossa frota atualizada, você tem os melhores recursos de segurança, como as câmeras de ré e salão para os motoristas, e o cinto de três pontos para os passageiros.
Além disso, há vários recursos para sua comodidade, como o wi-fi 4G disponível durante toda a viagem e o USB individual nas poltronas. Assim, você garante conforto para fazer o trajeto até Brazópolis.
Dessa forma, você pode aproveitar as aventuras e a paisagem, garantindo um passeio inesquecível.
Agora que você já sabe tudo o que Brazópolis tem a oferecer, organize-se e programe a sua viagem! Essa é uma forma de conhecer uma cidade linda, do interior, mas que faz parte de um complexo turístico incrível.
Gostou do conteúdo? Então, que tal ver para quais outras cidades você pode viajar? Confira todos os destinos da Pássaro Marron e defina quais você conhecerá depois de Brazópolis!