Com cerca de 110 mil habitantes, Guaratinguetá é uma cidade do interior paulista conhecida pela tranquilidade e vida religiosa, que também conta com diversos pontos turísticos ecológicos interessantes.
Para quem busca atrações ligadas a espiritualidade e religião, a cidade oferece diversas igrejas e catedrais inesquecíveis. E para quem está mais ligado a natureza, não tem com o que se preocupar: Guaratinguetá também é um ótimo ponto turístico para explorar cachoeiras e grutas.
Guaratinguetá fica aproximadamente a 180 km da cidade de São Paulo, no Vale da Paraíba, localizada próxima à Rodovia Presidente Dutra, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as cidades vizinhas da região, podemos citar a proximidade com Campos do Jordão, e até mesmo Paraty e Ubatuba.
Uma das melhores épocas para visitar o local é no carnaval, pois a cidade é famosa por suas comemorações nessa época desde que a tradição portuguesa foi iniciada no município.
Mas caso você não esteja em busca de folia, a cidade também fica encantadora no verão, pois oferece turismos ecológicos perfeitos para essa época.
Por isso, ela se torna uma ótima opção para viagens em família, passeios religiosos ou até mesmo viagens mais animadas, graças ao turismo urbano e ecológico que a cidade oferece.
Quer saber mais sobre Guaratinguetá, o que fazer na região e como aproveitar a cidade? Continue acompanhando e conheça as principais atrações desse município de São Paulo!
1. Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá
A Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá é um dos pontos turísticos favoritos entre os mais religiosos.
Criada em 1651, é um dos monumentos mais antigos da cidade, e passou por diversas reformas até chegar na versão atual.
Até hoje, a igreja tem estilo barroco. Por isso, também é interessante para os amantes de arte e arquitetura. Dentro da construção, é possível ver elementos do rococó, além de imagens em madeira de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário.
2. Santuário Frei Galvão
Você sabia que Frei Galvão é considerado o primeiro santo brasileiro? Para quem gosta de história religiosa, o santuário em homenagem a ele é um passeio e tanto!
De acordo com turistas que já visitaram o local, o Santuário Frei Galvão é conhecido por oferecer uma paz enorme aos visitantes.
Além disso, também é possível tirar fotos em frente à estátua do santo e comprar lembrancinhas na lojinha. Ou seja, o santuário é ideal para quem tem estima pelo Santo Frei Galvão, quer fazer uma prece ou apenas conhecer mais sobre a história de Guaratinguetá e do primeiro homem santo do Brasil.
3. Estação Ferroviária de Guaratinguetá
A Estação Ferroviária de Guaratinguetá é o ponto turístico para quem quer passar um dia ao ar livre, conhecer a história da construção da cidade ou tirar lindas fotos.
Ideal para passeios com a família, o local não possui opções para alimentação por perto, mas, geralmente, promove eventos interessantes nos fins de semana.
4. Casa de Frei Galvão
Quer conhecer ainda mais sobre o primeiro santo do Brasil? Pois, em Guaratinguetá, você pode visitar a casa onde ele viveu!
A casa se tornou um ponto turístico e espaço cultural com obras de arte que remontam à vida de Frei Galvão, sendo uma ótima opção para turistas que querem saber mais sobre arte e religião.
A Casa de Frei Galvão hoje é considerada um museu, com objetos, memórias e livros sobre o Frei. Também é possível comprar lembrancinhas de viagem no local e visitar a Catedral de Santo Antônio, que fica bem próxima ao museu, ambos localizados no centro da cidade.
5. Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é outro ponto turístico muito apreciado pelos religiosos, pois é considerada um lugar sagrado. A água benta da gruta é utilizada para realizar milagres espirituais e corporais.
Além disso, esse é outro local da cidade de Guaratinguetá que os turistas relatam trazer uma energia de muita paz, e a maioria considera a visita uma experiência maravilhosa.
6. Gomeral
Está em busca de um passeio ecológico, para se reconectar com a natureza? Pois, talvez a opção ideal seja o bairro Gomeral.
Localizado entre Campos do Jordão e Guaratinguetá, esse local é famoso por suas paisagens de natureza intocada e atividades voltadas ao ecoturismo.
Nesse local, é possível ter acesso às montanhas e cachoeiras da região, além de se maravilhar com paisagens únicas da natureza e da vista da cidade.
7. Cachoeira do Onça
Quer aliviar do calor e aproveitar um dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil? Então, a Cachoeira do Onça não pode deixar de fazer parte dos seus planos na viagem para Guaratinguetá.
Para chegar na cachoeira, é necessário passar pela estrada de Gomeral (onde você pode aproveitar e fazer uma visita) e seguir até Campos do Jordão.
A trilha da cachoeira não exige muito esforço físico, pois é curta e fácil. Portanto, o passeio pode ser feito em família e com tranquilidade.
Muitos turistas relaram que a água da cachoeira é bem gelada, mas esse é um refresco ideal para o calor do verão, principalmente depois da trilha, não é mesmo?
8. Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves
O Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves já teve diversos nomes, como:
- Museu Histórico Municipal;
- Museu Histórico e Pedagógico de Guaratinguetá;
- Museu de Guaratinguetá.
Hoje tem esse nome porque possui objetos e peças de acervo da família Rodrigues Alves, além de livros sobre a República Velha e o período do Segundo Reinado.
Ou seja, é um passeio ideal para fazer com a família e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.
9. Mercado Municipal
Em busca de fazer umas comprinhas? Então, o Mercado Municipal não pode deixar de fazer parte da sua lista de viagem.
Criado em 1889, ele hoje é um sucesso da cidade, e possui uma grande variedade de produtos. O comércio principal é o de produtos e comidas artesanais, como cestas, farinhas, doces e queijos, além de receber mercadorias hortifrutigranjeiras da região.
O Mercado Municipal é como uma feira, com arquitetura em arcos que tornam o local único. Além disso, a entrada é gratuita.
10. Bairros rurais
A vida interiorana também é muito apreciada pelos turistas que querem observar belíssimas paisagens e se conectar um pouco mais com a cultura da cidade.
Os bairros rurais contam com diversas atividades ao ar livre, por isso se tornaram uma atração de Guaratinguetá.
Como chegar a Guaratinguetá?
Agora, você já sabe os principais pontos turísticos para visitar e o que fazer em Guaratinguetá quando passar pela cidade, mas como chegar até lá?
Para isso, você pode contar com o serviço da Pássaro Marron! Realizamos viagens de ônibus regularmente para cidade e oferecemos um serviço com conforto e qualidade para que sua viagem seja inesquecível desde o primeiro momento. Acesse nosso site e saiba mais!